Total de visualizações de página

sexta-feira, agosto 04, 2006

Notícias da Prefeitura

Comércio ambulante
Renovação de licenças prossegue até o final deste mês em Ubatuba

A gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba informa que até o dia 31 deste mês podem ser solicitados os pedidos para renovação da licença para venda ambulante e para as feiras de artesanato para o exercício de 2007. A Prefeitura concede 720 licenças para o comércio ambulante e 155 para vendedores da feira de artesanato, sendo 20 vagas para a feira de artesanato do Perequê-Açu, 15 para a Maranduba e 120 para a Avenida Iperoig.
Para a renovação, o interessado deverá comparecer à gerência de Expediente de Documentação e Protocolo munido dos seguintes documentos: cópia da licença do exercício anterior (frente e verso), cópia da confirmação de residência no município, cópia da carteira de vacinação atualizada e certidão expedida pelo Cartório Eleitoral, atestando a validade do título eleitoral no município. Pedidos com documentação incompleta ou fora do prazo não serão aceitos.
A gerência de Tributos funciona das 9 às 16 horas na avenida Dona Maria Alves, 865, centro. Para mais informação o telefone é (12) 3834-1018.
Novas licenças
De 1 a 30 de setembro a gerência de Tributos Mobiliários estará aceitando os pedidos de novas licenças para o comércio ambulante. O número de vagas liberadas será correspondente ao número de pessoas que deixarem de renovar as licenças neste mês. A documentação necessária é a seguinte: cópia do RG, CPF, título eleitoral de Ubatuba, cópia da carteira de vacinação atualizada, comprovante de residência no município por mais de dois anos, declaração de bens que possua (imóveis e veículos) e certidão do Cartório Eleitoral, atestando a validade do título de eleitor no município. A solicitação também deverá ser feita na gerência de Expediente de Documentação de Protocolo no mesmo horário. PMU



ADUBA promove show de prêmios

A Associação dos Deficientes de Ubatuba (ADUBA) realizará no próximo dia 13 mais uma edição do seu “Show de Prêmios”. O evento, que visa arrecadar fundos para manutenção dos trabalhos oferecidos a mais de mil associados, promoverá um grande festival de prêmios, na praça BIP, à partir das 14 horas. Mais informações poderão ser obtidas junto à entidade, na rua Manoel Cruz Barbosa, 332, ou através dos telefones 3833-4466 ou 3833-0519.

Recadastramento

A ADUBA está atualizando seu cadastro e para isso pede o comparecimento de seus associados à sede da entidade em horário comercial, para confirmação de dados. PMU



Escola de Ubatuba promove Festa do Folclore

A E.M. Profª Maria da Cruz de Oliveira, no Sertão do Perequê Mirim promove no próximo sábado, 5, a Festa do Folclore. A comunidade do bairro poderá se divertir com bingo, pescaria, tiro ao alvo, som eletrônico e se deliciar nas barracas de churrasco, bolos, salgados. A escola, que fica na rua Pedra Verde, 294, foi totalmente decorada para o evento, que começa às 19 horas. PMU



Projeto da Prefeitura movimenta a melhor idade de Ubatuba

Cerca de 750 idosos de Ubatuba participam do projeto Atividade Física e Cidadania da Prefeitura de Ubatuba, uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria e Esporte e Lazer. O Projeto Atividade Física e Cidadania foi criado com o intuito de cuidar da saúde e promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, por meio de atividades em grupo, e ainda sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa.
As pessoas com mais de 40 anos podem participar de atividades como caminhadas, alongamento, natação, hidroginástica e vôlei adaptado. O melhor de tudo é que as pessoas não precisam atravessar a cidade em busca das atividades do projeto, pois existem atualmente unidades nos bairros da Maranduba, Lagoinha, Enseada, Lázaro, Itaguá, Estufa I e II, Silop, Perequê-Açu, Taquaral, Ipiranguinha e Horto, na Praça Bip e no salão da Igreja São Francisco.

Uma arma contra a depressão

Izabel Scarelli mora em Ubatuba há três anos e encontrou na atividade física uma arma contra a depressão. “Era ambientada am cidade grande e aqui o ritmo é outro. Senti que precisava de atividade para combater a depressão que ameaçava se instalar e encontrei o projeto da prefeitura, onde hoje faço alongamento, natação, hidroginástica e caminhada”, conta Izabel. Mas o maior beneficio foi a integração com outras pessoas. “Tinha medo da depressão, mas aqui encontrei amigos e, juntos, nos ajudamos”, completa Izabel.
Sérgio Ataliba Bizarri, de 73 anos, faz coro com a colega. “Aqui não tem tempo pra depressão”, diz. “Eu nunca fui de ficar parado, mesmo morando sozinho, não dou espaço para a depressão. Além de tudo, parei de fumar, ganhei novo fôlego e já perdi 16 quilos”, comemora Sergio se preparando para entrar em quadra para uma partida de vôlei adaptado.
No combate à depressão, o exercício físico tem, em relação ao tratamento medicamentoso, a vantagem de não apresentar efeitos colaterais nem dependência de substâncias.

Competição

Com o decorrer das atividades foi criada uma competição interna: os Jogos da Melhor Idade. “A competição acaba servindo de estímulo para o pessoal, afinal de contas ninguém quer perder, mas no final todos terminam como vencedores”, conta Valéria Carvalho, coordenadora de competição da Melhor Idade de Ubatuba. Nos Jogos acontecem disputas de atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado, xadrez e dança de salão.
Este ano Ubatuba conquistou a 11ª posição no Jogos Regionais do Idoso e a 39ª posição nos Jogos Estaduais do Idoso, realizados em Taquaritinga. Em julho de 2005, representantes de Ubatuba participaram pela primeira vez do concurso estadual de Miss e Mister Melhor Idade.

Benefícios da atividade física na melhor idade

Segundo a medicina, a prática de atividade física regular melhora a qualidade e expectativa de vida no idoso; contribui para a minimização da depressão na Melhor Idade, integra a ajuda na saída do quadro depressivo, com baixas taxas de recaída; ajuda a prevenir a perda de massa óssea na fase adulta, diminuindo o risco de fraturas; provoca aumento na capacidade física, elasticidade e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas; propicia menor dependência para realização de atividades de vida diária, melhora na auto-estima e autoconfiança, elevando de forma significativa a qualidade de vida, além de aumentar a
flexibilidade das artérias e veias, facilitando a circulação sangüínea, evitando os depósitos de gordura e afastando a possibilidade de hipertensão. PMU



Ubatuba define equipe para disputa do campeonato paulista de escolinhas de surfe

O departamento de surfe da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba divulgou a relação dos atletas que disputarão a primeira etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf, neste final de semana, na praia dos Pescadores, em Itanhaém.
A comissão técnica da delegação de Ubatuba é formada por Alberto Jacob, Fábio Lima, Hamilton Pinho e Beatriz Frisanco e os atletas que embarcam nesta sexta-feira são: categoria estreante – Carlos André, Lucas Oliveira, Rafael Ferreira e Raul Cesar; petit – Kerlyson Cipriano, Emanuel Oliveira, Leo Pereira e Alexsandro Dias; iniciante – Pedro Silva, Paulo Conceição, Nicolas Albado e Nicolas Diogo; feminino – Janaina Cassiano, Letícia Freitas, Talita Meritan e Vitória Pereira.
O torneio é disputado por equipes de quatro atletas, sendo um de cada categoria, no sistema Tag Team e para dar um maior equilíbrio na disputa, não podem participar do torneio atletas que estejam ranqueados em campeonatos regionais, estaduais e brasileiro.
A segunda etapa será entre os dias 30 de setembro e 1° de outubro, na praia de Itamambuca, Ubatuba. A grande final está marcada para a praia do Tombo, Guarujá, nos dias 2 e 3 de dezembro. PMU

Voltar