Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 08, 2006

Notícias da Prefeitura

Termina a greve da Santa Casa em Ubatuba

No sábado, 5, por volta de 13 horas, teve fim a greve de cerca de 20 trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia liderada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de São José dos Campos e Região. Os servidores reivindicavam melhorias como reajuste salarial de 30%, cesta básica, novos vestiários e obras sociais. Devido a baixa adesão ao movimento, os atendimentos na Santa Casa não foram prejudicados durante a sexta-feira e o sábado pela manhã, tempo que durou a greve.
A Administração do Hospital considerou a greve ilegal, uma vez que já fez a antecipação do índice de inflação de 2005/2006, conferindo um reajuste de 3,34% aos funcionários.
Para o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Marcelo Santos Mourão, o fim da greve se deu devido ao firme posicionamento da Administração, no sentido de que o movimento grevista era ilegal. “Assim, sem o atendimento de nenhuma das reivindicações apresentadas durante a greve, encerrou-se o movimento grevista e os funcionários voltaram ao trabalho, possibilitando a reabertura da mesa de negociações que havia sido interrompida tão somente em razão da deflagração da greve”, explicou Mourão. Os benefícios exigidos pelos trabalhadores já estão sendo discutidos judicialmente por meio do Tribunal Regional do Trabalho, num dissídio coletivo, que decidirá quais são os direitos.
Na próxima sexta-feira, 11, a Administração da Santa Casa, a Comissão do Movimento de Greve e a Comissão do Sindicato dos Empregados voltam a se reunir. PMU



Prefeito entrega declaração de utilidade pública ao Clube de Pesca de Ubatuba

O prefeito Eduardo Cesar entregou, na segunda-feira, 7, a declaração de utilidade pública ao Clube de Pesca de Ubatuba, aprovada através da lei 2833, de 18 de julho de 2006, de autoria do vereador Charles Medeiros. O prefeito sancionou a lei e recebeu no gabinete o presidente do Clube de Pesca, Juscelino Soares Barbosa, o vice-presidente, José Carlos Macedo, o primeiro-secretário, Silvio Monteiro de Andrade, o segundo-secretário, Edvair Bogiani e a presidente do conselho, Sidinéia Alves Nogueira, para a entrega da declaração e conversas sobre a pesca no município.
“Nossa intenção é que a Prefeitura seja parceira, fomentando a modalidade da pesca na cidade, trazendo cada vez mais amantes do esporte para cá”, explicou Eduardo Cesar, que falou do apoio que tem dado à sociedade para que esta se organize e se sinta amparada pelo poder público.
O presidente do Clube, Juscelino Barbosa, que agradeceu ao prefeito e ao vereador Charles Medeiros, falou da importância da pesca como atrativo turístico em Ubatuba e da possibilidade de o esporte vir a ser modalidade extra nos Jogos Regionais de 2007, dos quais Ubatuba será a sede em julho do próximo ano. Tendo sido declarada a utilidade pública, fica reconhecida a relevância do Clube de Pesca de Ubatuba para o município, além de facilitar os trâmites para a busca de recursos e parcerias.

CPU

O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) foi fundado em 24 de Abril de 2000, quando estiveram presentes 17 sócios fundadores. O clube nasceu com incentivo de alguns pescadores que já participavam de torneios realizados por outros clubes e entidades, no intuito de reunir os pescadores da cidade e região, em prol da pesca esportiva de praia. O Clube é filiado a FPPL (Federação Paulista de Pesca e Lançamento) e à CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos), que é o maior órgão que rege a pesca esportiva no Brasil. PMU



Agricultores de Ubatuba participaram da AGRIFAM

Feira é o maior evento do setor voltado especificamente ao agricultor familiar e assalariado rural

Cerca de 40 agricultores de Ubatuba estiveram ontem, 6, em Agudos, interior de São Paulo, participando da IV AGRIFAM – Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA) foi a responsável pela caravana de Ubatuba, que contou com agricultores dos bairros do Ubatumirim, Almada, Centro, Rio Escuro, Maranduba e Araribá.
A secretária de Agricultura, Valéria Cress Gelli, explica que a participação de Ubatuba em eventos como esse faz parte do Programa de Manejo Sustentável de Pesca, Agricultura e Maricultura proposto pela secretaria. Na Agrifam, o agricultor pôde conhecer o que existe de mais moderno em tecnologia agrícola para a pequena propriedade e participar de palestras que proporcionam um maior conhecimento. “A troca de experiências com os outros agricultores do Estado também é fundamental durante a feira. Eles se capacitam, adquirem mais informação para o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável”, avalia a secretária.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, ressalta a importância da organização do setor num trabalho que vem sendo desenvolvido pela Smapa. “A secretaria vem trabalhando com aplicação de técnicas para o desenvolvimento sustentável, capacitando e atualizando nossos agricultores, procurando oferecer mais tecnologia para o seu desenvolvimento” avaliou César. PMU



Equipe da SMEL/PMU vence segunda etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Etapa disputada na Praia da Enseada reuniu cerca de 300 atletas

A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba SMEL/PMU venceu a segunda etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, realizado no domingo, 7, na Praia da Enseada.
Com atletas premiados em quase todas as categorias, a equipe de Ubatuba venceu com folga totalizando 491 pontos. A Academia Winner, de São José dos Campos terminou a etapa na segunda posição, com 266 e o E.C. Taubaté ficou em terceiro, com 81 pontos.
A etapa, que contou com quase 300 nadadores representando dez equipes e diversos avulsos, teve uma inovação: a premiação para os cinco melhores classificados no geral, independente de categoria, na prova de 3 mil metros.
No masculino a vitória foi de Oscar Brizola, da academia Winner; o melhor atleta de Ubatuba foi Felipe Atilli Costilhas, que concluiu a prova na quarta posição. Entre as mulheres, Larissa Silvério Pereira foi a campeã. Ubatuba subiu ao pódio com Camila Cássia, Camila Montini de Faria e Aline dos Reis Sartorato (segundo, terceiro e quinto lugar, respectivamente).
A segunda etapa do “10º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” foi realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba e a próxima etapa acontecerá em setembro, na Praia do Cruzeiro.

Paulista de Águas Abertas

A sétima etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas está marcada para o dia 20, na cidade de Fartura, encerrando as etapas disputadas em água doce. A Federação Aquática Paulista já definiu as distâncias que os nadadores terão que enfrentar nesta etapa: 1km (curta), 3km (média) e 6km (longa). Após a etapa em Fartura acontecerão ainda três desafios no mar: Itanhaém (17/09), Santos (07/10) e São Sebastião (12/11). PMU



Surfe de Ubatuba marca presença na Califórnia

Quatro surfistas ubatubenses estiveram em Huntington Beach, na Califórnia, no final de julho para o Honda US Open, tradicional etapa nível seis estrelas do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial). Hizunomê Bettero, Odirlei Coutinho, Renato Galvão e Suelen Naraisa participaram do evento, que distribuiu US$ 125 mil.
O atleta Hizunomê Bettero participou da categoria Pro Junior e conseguiu um bom começo, passando o round dos 128 atrás apenas do havaiano Kai Barger, que somou 12.33. Hizunomê avançou na segunda colocação com 8.50, deixando para trás os americanos Matt Pagan e Duran Barr, com 5.70 e 5.03 respectivamente. Já no round dos 96, Hizunomê acabou sendo eliminado atrás do também brasileiro Miguel Pupo. O campeão do confronto foi o americano Chris Waring, seguido pelo australiano Michael Spencer, Miguel Pupo e Hizunome Bettero, que terminou em quarto.
Já na categoria masculino profissional, tanto Odirlei Coutinho quanto Renato Galvão venceram seus primeiros confrontos avançando assim para o round dos 96. A 24ª bateria contou com a presença de Odirlei, que enfrentou o australiano Luke Munro, o taitiano Brian Toth e o italiano Federico Pilurzu. O ubatubense ficou bem próximo da classificação, mas as séries demoradas e de formação irregular não permitiram que Odirlei pudesse reverter o resultado a seu favor. Odirlei ficou na terceira colocação com o italiano vencendo a bateria e o australiano Luke Munro em segundo.
Renato Galvão foi pra água com dois atletas WCT, um o ex-campeão mundial, C.J. Hobgood, e a nova revelação do surfe americano, Tim Reyes, além do australiano Nic Muscroft. Renato precisava de uma nota 8 para se classificar, porém, não conseguiu a onda e deixou a competição.
O grande campeão da etapa foi o americano Rob Machado, que garantiu o título ao vencer o australiano Roy Powers. No feminino, Suelen Naraisa não conseguiu chegar no round principal e a campeã na categoria foi a peruana Sofia Mulanovich.
O Honda US Open foi mais uma etapa do WQS Tour 2006, que de 23 a 29 de outubro terá uma etapa nível seis estrelas em Ubatuba, na Praia de Itamambuca. PMU



Começa o campeonato paulista de escolinhas de surfe

Resultado final pode ser alterado, já que Ubatuba entrou com recurso solicitando que regulamento seja cumprido

As equipes da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba obtiveram boas colocações na primeira etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf, realizada nos dias 6 e 7, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém. Das quatro equipes inscritas, três delas - Ubatubense, Ubatubera e Ubatubana - disputaram a fase final do evento.
O campeonato superou o número de inscrições do ano passado, totalizando em 23 equipes e a campeã foi a Escola Estadual de Surf Daniks Fischer/Suprema Mata Atlântica, de São Vicente que somou 43.70 pontos na final. A Associação das Escolas de Surf do Guarujá, que ficou com o segundo lugar da etapa marcou 39.70. Ubatuba completou o pódio com a equipe Ubatubense ( 3º , com 27.80 pontos) e Ubatubera ( 4º, com 26.40).
Disputado no sistema Tag Team os técnicos dispunham de 45 minutos em cada bateria para colocar seus alunos no mar, um de cada vez, para surfar três ondas. A Escola de São Vicente ficou com a premiação de R$ 400,00 em dinheiro, pelo título da etapa, enquanto a do Guarujá, vice campeã levou R$ 300. A terceira e a quarta receberam, respectivamente, R$ 200 e R$ 100. Além das escolas finalistas, todos os alunos participantes ganharam kits escolares, camisetas e revistas, além de diplomas. A segunda etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf acontece em Ubatuba, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, na Praia de Itamambuca.

Recurso pode dar primeiro e segundo lugares a Ubatuba

As escolinhas de Ubatuba podem herdar as primeiras posições do ranking, se a denúncia de irregularidade de atletas, feita pelo técnico de Ubatuba, Alberto Jacob, for aceita. “Nós não contestamos as notas dos juízes, porém as equipes que terminaram à nossa frente tinham atletas que disputaram eventos que causariam eliminação”, diz Alberto Jacob, um dos técnicos da Escolinha de Ubatuba. O técnico se refere aos atletas Antonio Barros, de São Vicente e Humberto Alves e Vivian Messina, do Guarujá. Os três figuram no ranking do Rip Curl Grom Search 2006, cuja primeira etapa foi disputada na Praia do Tombo em março deste ano. Humberto aparece na 19ª posição, enquanto Antônio está em 29º na categoria iniciantes. A atleta Vivian aparece na 19ª posição do ranking feminino.
O artigo 4 do regulamento da competição diz que “Todos os surfistas relacionados não poderão figurar em nenhuma posição ou categoria dentro de seus rankings estaduais e nacionais do corrente ano nem do ano anterior”.
“No domingo mesmo questionamos a organização, mas os atletas negaram a participação em outros eventos. Na manhã de segunda, 8, de posse dos rankings entramos em contato com os organizadores, solicitando providências. Queremos apenas que o regulamento seja cumprido por todos”, finaliza.Jacob. PMU

Ranking (antes do julgamento do recurso de Ubatuba)


1º – Suprema Mata Atlântica (SVI) – 1000 pontos
2º – AESG - Associação de Escolas de Surf do Guarujá (GUA) – 900 pontos
3º – Ubatubense (UBA) – 810 pontos
4º – Ubatubera (UBA) – 729 pontos
7º - Ubatubana – 531 pontos

Voltar