Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 24, 2006

Alerta: Dengue em Ubatuba

Confirmados dois casos de dengue em Ubatuba

Diante do risco de epidemia iminente, a Prefeitura está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, numa ação conjunta entre diversas secretarias

Foram confirmados os dois primeiros casos de dengue autóctones em Ubatuba, sendo um homem do bairro Itaguá e uma mulher da região central da cidade. Por se tratar de dois casos contraídos na cidade, a Prefeitura de Ubatuba está implementando ações com medidas mais enérgicas no sentido de eliminar os focos do mosquito, por ser essa a única forma de afastar o risco de epidemia.
Numa ação conjunta entre diversas secretarias municipais, o Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde coordenará uma série de procedimentos emergenciais. Entre eles, está previsto o deslocamento da frente de trabalho que está cuidando da limpeza de terrenos para um mutirão que buscará possíveis focos nas regiões onde aconteceram os casos. Além disso, serão contratados mais dez agentes de vetores, que trabalharão em conjunto com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), visando dar uma atenção especial a este assunto.
A Prefeitura está estudando também a criação de um mecanismo jurídico, ou seja, uma lei municipal que dê respaldo aos agentes para entrarem em casas fechadas e/ou abandonadas que possuem possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Educação também aderiu à parceria com a Secretaria de Saúde para incluir no dia-a-dia das crianças o hábito de eliminar os criadouros em suas casas e orientar os pais a fazê-lo também.
O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade, inclusive dos turistas, com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. Ele orienta aos turistas, pessoas que possuem ou alugam casas a tomarem algumas precauções antes de irem embora. “É muito importante eliminar todos os criadouros de mosquitos, recolhendo copinhos de plástico, garrafas, tampinhas, enfim, qualquer recipiente que possa acumular águas das chuvas. Nós contamos com a colaboração de todos para acabar com os criadouros de mosquito e afastar o risco de epidemia.”


Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. PMU
Voltar ao índice