Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 14, 2006

Conselhos terão capacitação

Conselhos de Turismo e de Desenvolvimentode Ubatuba terão capacitação técnica

Prefeitura traz técnico experiente para capacitar membros de dois importantes conselhos municipais- CMT e CMD - que, juntos com a comunidade, serão os principais responsáveis pelo novo Plano Diretor de Ubatuba

Os 90 membros que compõem o Conselho de Desenvolvimento de Ubatuba - CMD e o Conselho Municipal de Turismo - CMT terão, na próxima semana, a oportunidade de aprender grandes lições sobre processos participativos, vocação do município, turismo de qualidade e a importância da participação da comunidade nos destinos de sua cidade. Quem irá, durante dois dias, 18 e 19, coordenar o trabalho dos dois conselhos na busca do aprimoramento de seus papéis, será o consultor Gabriel Pesce Jr que conhece muitos aspectos da realidade de Ubatuba. Gabriel já esteve em duas oportunidades no município. A primeira delas foi ainda em 2003, durante as oficinas do PNMT - Plano Nacional de Municipalização do Turismo, que culminou na formação de 138 monitores de turismo de Ubatuba. No final de 2004, várias empresas e instituições ligadas ao turismo de Ubatuba se uniram e organizaram um workshop sobre turismo sustentável no município também comandado por Gabriel.
Quem freqüentou as oficinas ou os cursos do consultor Gabriel conhece a sua bagagem e o método participativo empregado por ele na condução dos trabalhos do grupo. "O nosso objetivo, durante este processo, é capacitar os membros dos dois conselhos para que de fato eles funcionem e comecem a participar efetivamente do desenvolvimento de Ubatuba”, explica o assessor de Planejamento e Desenvolvimento da prefeitura, René Nakaya. Para ele, que participou das duas oficinas coordenadas por Gabriel em Ubatuba, esta capacitação irá ensinar aos membros destes dois importantes conselhos, a melhor forma de se trabalhar em equipe, em conjunto, de forma participativa, com representatividade, em busca de um objetivo comum, que é o desenvolvimento do município.

Vocação da cidade

Outro importante ponto que será discutido com os membros dos dois conselhos é a vocação de Ubatuba e a sua inserção no Plano Diretor. “Uma das maiores necessidades neste momento para o desenvolvimento de nossa cidade, é definirmos qual é, de fato, a vocação de Ubatuba. Com esta definição, teremos a oportunidade fantástica de torná-la o fio condutor do nosso Plano Diretor”, lembra o assessor de Planejamento. René explica ainda que será a vocação do município que irá administrar os vários interesses da sociedade, às vezes contraditórios, de como se dará o desenvolvimento de Ubatuba.
No segundo dia do evento apenas os membros do Conselho Municipal de Turismo participarão da capacitação que irá discutir regimento interno do CMT, Fundo Municipal de Turismo e a formulação do Plano Municipal de Turismo. Para o prefeito Eduardo César, trata-se de um momento importantíssimo para os dois conselhos municipais. “Tenho muito orgulho de estar concretizando a realização de um grande sonho das pessoas que vivem e dependem do turismo em nossa cidade. Este sonho é antigo, o próprio Gabriel, nosso moderador, teve um importante papel no amadurecimento destas discussões que hoje culmina com a formação do CMT e sua capacitação para gerir os rumos do turismo de nosso município”. Quanto ao CMD, o prefeito lembra também que é muito importante capacitar seus membros, dando-lhe ferramentas para realizar um trabalho sério e comprometido com a sua cidade, para que não se repita os erros do passado. “Sem preparo, ficamos a mercê de interesses pessoais que podem culminar com o que já aconteceu em administrações passadas, que depois de algumas poucas reuniões, o Conselho de Desenvolvimento se desfez”, lembra o prefeito.
Eduardo César faz questão de ressaltar também a importância de se trazer técnicos com competência inquestionável para resolver problemas tão fundamentais para o futuro de Ubatuba. “Quando decidimos enfrentar o problema antigo e profundo do caótico trânsito das bicicletas no município, buscamos um consultor especialista na área e o que vemos hoje, é que o caminho não poderia ser outro. Da mesma forma, hoje, buscamos uma das pessoas mais gabaritadas no país em processos participativos e formação e atuação de conselhos municipais de turismo".


Currículo

O moderador que estará em Ubatuba realizando a capacitação para os dois conselhos é José Gabriel Pesce Júnior que tem formação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com especialização na Área de Empresas e vários cursos técnicos como “ENFOQUE PARTICIPATIVO” – Técnicas de Moderação e Visualização no Trabalho com e em Grupos; “INTRODUÇÃO AO MÉTODO ZOPP” – Planejamento de Projetos Orientados por Objetivos e “A GLOBALIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL”.
Atualmente, Gabriel é consultor autônomo atuando como moderador de processos de trabalho com grupos, com ênfase no planejamento, gestão e capacitação, com base em metodologia participativa, prestando serviço para instituições nacionais e internacionais. É moderador credenciado pela GTZ (Cooperação Técnica Alemã); moderador credenciado do PRONAF – Projeto PNUD/BRA/98/012 (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e também do Programa Monumenta/BID (Ministério da Cultura). Além disso, é Vice-Presidente do Instituto Kraft – Planejamento e Gestão de Processos Participativos.

Atuações em ministérios e órgãos de turismo


Em seu extenso currículo, constam 428 Seminários/Oficinas/Cursos coordenados para as diversas empresas, instituições e programas, entre eles, os ministérios do Turismo, Agricultura e do Abastecimento, Cultura, Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente; para o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR; para as empresas privadas AGÊNCIA 21, EUCATEX AGRO S/A, Indústrias Criativas Estratégias e Projetos, SÓCÔCO, Unicred do Brasil, VIDA VERDE; SEBRAE de vários estados; SENAC nacional, dezenas de faculdades e universidades, diversos órgãos oficiasi de turismo de várias partes do país, prefeituras municipais, secretarias estaduais de turismo, meio ambiente e desenvolvimento econômico, comunidades indígenas, Conselhos Municipais de Turismo, além de diversas associações, entre elas, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de vários estados, ABBTUR – Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo de Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro, APPTA – Associação Paulista Pró Turismo de Aventura, e CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade. É importante ressaltar também as dezenas de palestras proferidas em importantes eventos, encontros e seminários sobre turismo em várias partes do país. PMU
Voltar ao índice