Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 14, 2006

Mergulhe no Dia da Terra

Ubatuba participa do evento mundial “VII Mergulhe no Dia da Terra”

Como o planeta Terra é constituído de 70% de água, o enfoque da comemoração no dia da Terra é a proteção dos recursos hídricos. Todas as pessoas que tiverem interesse em ajudar a proteger nossas praias podem participar da programação

No Dia Mundial da Terra, comemorado em 22 de abril, milhares de voluntários, de mais de 70 países, fazem a festa nas praias e até embaixo d’água. Trata-se do “Dive in to the Earth Day”, ou “Mergulhe no Dia da Terra” que, originalmente, é realizado pela ong americana The Coral Reefs Alliance, que luta pela manutenção dos recifes de corais no mundo. No Brasil, a Ong ubatubense Centro de Estudos para a Conservação Marinha (CEMAR), representante oficial da ong americana, é responsável pela coordenação do evento em nível nacional e pela sua realização em Ubatuba. Neste ano, as atividades em Ubatuba acontecerão nas praias do Lázaro e da Sununga.
Geralmente, as pessoas que participam desse evento são amantes da natureza, membros de operadoras de mergulho, atletas e cidadãos que desenvolvem ações relacionadas ao meio ambiente. Durante todo o dia, os participantes removem lixo das praias e do mar, educam comunidades sobre como proteger os recursos marinhos, mergulham e praticam esportes aquáticos. A oceanógrafa e bióloga Mabel Augustowiski, diretora executiva do Cemar, diz que o “Dive in é uma oportunidade para que a atuação na conservação seja descontraída e acessível, ao mesmo tempo que representa uma atividade ambiental educativa e eficaz. A idéia é passar um dia divertido, em que atividades sejam desenvolvidas para ajudar a lembrar as pessoas de que 70% do nosso planeta é composto de água e devemos preservar. Nesse sentido, o mergulho recreativo pode ser uma ferramenta para o turismo sustentável em nível global”, explica Mabel.
Em Ubatuba, a cultura caiçara será prestigiada com uma corrida de canoas, que acontecerá no Lázaro. Na Sununga, a praia agitada e de tombo será cenário ideal para um encontro aberto de skinboard e disco. Além disso, haverá coleta de lixo nas duas praias e durante todo o dia, as operadoras realizarão mergulhos especiais, com trilhas submarinas, fazendo coleta de lixo nos pontos de mergulho. Para encerrar as comemorações ao dia do Planeta Terra, à noite haverá um Luau, na Praia da Sununga, que acontecerá das 21 às 24h.
A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Gil, uma das apoiadoras do evento diz que o grande diferencial do evento em Ubatuba é a trilha submarina, que possibilitará a retirada do lixo de dentro do oceano. “Esse trabalho de limpeza submarina é uma idéia inovadora e interessante, pois a gente não vê o lixo carregado pelas marés, mas ele está lá e é nocivo à vida marinha. O oceano acaba recebendo impurezas que são lançadas nos rios, nos mangues e no próprio mar. Por isso, o enfoque dado pelos mergulhadores ubatubenses é muito interessante.”
Um detalhe que pode mudar a programação “Dive in” é o tempo. No caso de não haver condições meteorológicas e/ou de navegação para a realização das atividades, o evento será automaticamente transferido para o próximo sábado, dia 29 de abril. As atividades em Ubatuba contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Esportes e Turismo, além da Associação de Operadoras de Mergulho de Ubatuba (AOMU), da Revista Mergulho e da Associação Ubatuba de Disco e Skinboard (AUSKIN).

Confira a programação do evento e participe

10h – Abertura oficial

10h – Corrida de canoas – Praia do Lázaro, em frente ao Hotel Canoeiro

13h – Encontro aberto de Skinboard e Disco

Durante o dia todo:

- Aulas demonstrativas de Skinboard e Disco na Praia da Sununga e Snorkelling na costeira da Praia do Lázaro junto à rua Hamilton Prado
- Coleta de lixo nas Praias da Sununga e do Lázaro
- as operadoras de mergulho realizarão um mergulho especial em homenagem a esse dia e farão coleta de lixo nos pontos de mergulho

15h – Encerramento oficial.

21h - Luau na Praia da Sununga até as 24h PMU

Voltar ao índice