Total de visualizações de página

sábado, abril 22, 2006

CMD e CMT recebem capacitação

Conselhos passam por capacitação

Durante dois dias, membros do CMD e do CMT discutiram os papéis de cada um dos conselhos e formas de atuação

Componentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento e do Conselho de Turismo de Ubatuba participaram durante dois dias – 18 e 19, de uma capacitação promovida pela Prefeitura com o objetivo de nivelar conhecimentos e prepará-los para o grande trabalho que têm pela frente. Qual o papel do conselho, qual a função do conselheiro, o que é preciso fazer para se ter um conselho atuante, participativo e representativo, quais os desafios e o que é preciso para se trabalhar em grupo, foram alguns dos temas debatidos entre os participantes da capacitação. O moderador Gabriel Pesce Júnior, que já esteve em Ubatuba em outras duas ocasiões atuando na formação de monitores de turismo, comandou as oficinas e na sua fala de encerramento ressaltou que os objetivos foram atingidos. “Os conselheiros participaram ativamente dos trabalhos e demonstraram bastante maturidade para colaboraram no processo de desenvolvimento do município".

Conselho de Turismo


Além do mergulho nas questões relativos aos conselhos, seus papéis e formas de atuação, o grupo também discutiu sobre a vocação de Ubatuba elegendo o turismo como principal vetor de desenvolvimento do município. “Além disso, o grupo conseguiu enxergar e definir claramente qual o papel do órgão oficial de turismo (Secretaria Municipal de Turismo) e do Conselho Municipal de Turismo. Enquanto o órgão oficial de turismo do Poder Público precisa se encarregar da Pesquisa, do Planejamento e da Promoção do Turismo do Município, ao Conselho cabe elaborar, em conjunto com todos os envolvidos, o plano municipal de desenvolvimento turístico; buscar recursos públicos (federais, estaduais, municipais e internacionais) e privados; identificar vocações turísticas, contribuir na elaboração da política municipal de turismo, entre outras ações".

Desenvolvimento sustentável


Gabriel Pesce, que já ministrou mais de 400 oficinas, em praticamente todos os estados brasileiros sendo que a maioria delas voltadas para a área do turismo, lembrou que o desenvolvimento sustentável do turismo está baseado no tripé Poder Público (que tem o papel de fomentar), a Iniciativa Privada (que deve investir) e a Comunidade (que deve ser beneficiária e participante do processo). “Sem este entendimento, é muito difícil estabelecer metas para se chegar ao desenvolvimento turístico de qualquer localidade. Além da participação da comunidade, que é fundamental para se iniciar o processo de desenvolvimento sustentável do turismo, é preciso ações do poder público e da iniciativa privada, na busca de melhorar e garantir atrativos, equipamentos, infra-estrutura, investimentos, recursos humanos, parcerias, marketing, comercialização de produtos, planejamento e organização”, explicou o moderador. PMU
Voltar ao índice