Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 28, 2006

Dia da Terra em Ubatuba


Mabel Augustowski e Beto Francine, do CEMAR, na abertura do evento

Ubatuba lidera evento de conservação marinha no Dia da Terra

Diversos eventos no mundo todo foram realizados no dia 22 de abril para celebrar a vida no planeta. Em Ubatuba, além das atividades de mergulho em vários locais, organizadas em parceria com a Associação dos Operadores de Mergulho de Ubatuba (AOMU), o “Seja Mar no Dia da Terra” realizou também atividades em terra. As ações se concentraram nas praias da Sununga e Lázaro. Nesse dia, voluntários de mais de 70 países participaram do “VII Dive in to the Earth Day” através de ações locais para proteger e conservar o ambiente marinho. Para comemorar o “Dive in to Earth Day” – que no Brasil se realiza pela primeira vez - o evento ganhou 2 nomes: “Mergulhe no Dia da Terra” para as atividades de mergulho, e “Seja Mar no Dia da Terra” para as atividades que se desenvolveram nas praias. “Para quem trabalha com conservação marinha há tantos anos promovendo a conscientização do público, é muito gratificante ver como as diferentes instituições ao longo de toda a costa brasileira se mobilizaram rapidamente para prestar uma homenagem ao mar no Dia da Terra”, explica Mabel Augustowski, oceanógrafa-bióloga e Diretora do CEMAR. “De Pernambuco a Santa Catarina, passando pela Bahia e Rio de Janeiro, tivemos atividades que variaram entre coleta de lixo (nas praias e subaquático) a reimplantação de pólipos de coral reproduzidos em laboratório”, concluiu Mabel.

Resultados surpreendentes


As forças da natureza não podiam deixar de se fazer presentes nesta data: logo pela manhã, um forte vento noroeste deixou o mar de Ubatuba agitado e uma leve chuva caía, mas ao longo do dia as condições ficaram propícias para a festa. Entre os inúmeros presentes às praias, mais de 50 pessoas de diversas localidades e idades se inscreveram nas atividades previstas nas praias do Lázaro e Sununga e participaram ativamente da limpeza de praia e do Encontro Aberto de Disco e Skimboard em meio a muita música e alto astral.
A limpeza das praias foi organizada por representantes do Grupo de Voluntários do Greenpeace. Após recolher todo o lixo, resultados muito interessantes foram encontrados: o saldo geral é que essas praias, apesar do feriado, estão bastante limpas, a quantidade de lixo foi relativamente pequena – um fruto do trabalho e da conscientização dos moradores locais. Um recado para os fumantes: os materiais mais freqüentes foram aqueles oriundos de cigarros – principalmente bitucas e plásticos das embalagens – mas houve também a surpresa: uma dentadura.

Festa aquática


O encontro aberto de skimboard foi um sucesso e contou com a participação de 25 atletas de diversas idades. O Skimboard praticado na Sununga teve suas origens no Disco (também conhecido como Sonrisal), tradicionalmente feito em madeira pelos moradores locais – muitos deles filhos e netos de pescadores tradicionais. Já o Skimboard se assemelha a uma mini-prancha de surf com a qual se desliza em direção à onda. A Sununga é hoje o “Pipeline” dessas práticas e já reconhecida internacionalmente, devido a suas dimensões, sua declividade e à formação de suas ondas. Seus praticantes – assim como ocorre com as atividades de mergulho – são hoje multiplicadores do valor inestimável da preservação das nossas praias e do mar. No Lázaro, alguns pescadores e canoeiros da nova geração são também colaboradores do Projeto TAMAR.
As atividades de mergulho foram divididas entre as saídas ao mar feitas pelas operadoras Omnimare, Confraria do Mergulho e NDS e também com saídas para snorkeling com a operadora
Bixodágua.com.br na praia do Lázaro. Compareceram aproximadamente 70 mergulhadores, que foram recebidos com uma preleção sobre as boas práticas ambientais para o mergulho. Já as saídas para snorkeling ficaram prejudicadas devido ao forte vento noroeste, mas os participantes e colaboradores se envolveram em atividades como a limpeza de praias, mostrando assim que o importante mesmo era fazer parte da festa e conscientizar o público sobre importância da conservação e limpeza das praias.
Os eventos “Seja Mar no Dia da Terra” e do “Mergulhe no Dia da Terra” foram organizados em Ubatuba graças a uma parceria com: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Cunhambebe (ACIA), contando com o apoio da Associação Ubatubense de Disco e Skimboard (AUSKIM), MilClean, Teamwork, Aquário de Ubatuba, , Hotel Canoeiro e Bar do Peres, Quiosque do Meio, Quiosque Belisco do Bidico, Quiosque do Joãozinho (Nara), Lanchonete Pantanal (Chaim) e Rose’s Bar.

A história do “Dive in”


O Dia da Terra é comemorado por 12.000 organizações, em 174 países, que organizam atividades como limpezas de praias, palestras sobre aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops, shows e outros eventos culturais que têm como objetivo comemorar e conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta Terra. O nome do evento, que significa “Mergulhe no Dia da Terra”, deve-se ao fato de que o movimento começou inicialmente voltado para as atividades de mergulho, mas hoje se desenvolve com as atividades mais variadas: mergulhos e snorkeling em nome da conservação, limpeza subaquática e de praias (‘clean-up’), concursos de fotos submarinas, workshops educativos, entre outras.
A data foi criada nos Estados Unidos em 1970, como parte de protestos contra a poluição, e passou a ser comemorada por outros países nos anos 90. No ano 2000, a ONG americana The Coral Reef Alliance (CORAL) iniciou uma campanha para conservar o mar no Dia da Terra, já que o mar ocupa mais de 70% do nosso Planeta. Atualmente, No Brasil, o evento organizado mundialmente pela CORAL tem como representante o CEMAR – Centro de Estudos para a Conservação Marinha, organização não governamental sediada em Ubatuba, SP e contou com o apoio da Revista Mergulho. PMU

Foto: Leandra Gonçalves/CEMAR
Voltar ao índice