Total de visualizações de página

terça-feira, abril 18, 2006

Dia do Índio na Fundart

Fundart tem programação especial para o Dia do Índio

Em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresenta uma série de atrações relacionadas ao tema. Neste dia, a partir das 16h, inicia-se uma exposição de fotos dos índios guarani, além de textos e obras de artistas plásticos, que fica no Sobradão do Porto até o fim do mês. Das 16 às 20h, será apresentado um dos programas de uma série baseada na obra do antropólogo Darcy Ribeiro, intitulada “O Povo Brasileiro”. No mesmo dia, a partir das 20h, O filme Hans Staden, do diretor Luis Alberto Pereira, rodado em Ubatuba, também será apresentado no auditório numa única sessão. O Sobradão do Porto fica na Praça Anchieta, nº 38, no Centro de Ubatuba e a entrada para os eventos é franca.

“O povo brasileiro”, um documentário elogiado


Matriz Índia é um dos dez episódios em que Darcy Ribeiro responde à questão “Quem são os brasileiros?”, explicando sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. A série traz depoimentos do próprio Darcy Ribeiro, além de Aziz Ab´Saber, dos jornalistas Hermano Vianna e Washington Novaes, entre outras personalidades. Com imagens captadas em todo o Brasil, a obra compõe um raro material de arquivo e depoimentos. Essa série é considerada um programa indispensável para educadores, estudantes e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o nosso país. Foi co-produzida pela TV Cultura, GNT e Fundar e conta ainda com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Gilberto Gil, Luis Melodia e outros.

Hans Staden, uma aventura


O filme conta a história do navegador alemão que fora aprisionado pelos tupinambás no litoral fluminense, em 1554. Ele ficou vivendo durante oito meses com os índios e depois de ter voltado para casa escreveu um livro que é considerado um dos primeiro best-sellers do novo mundo. É este livro que serve como roteiro para um filme que está sendo assistido no Brasil inteiro. O “Hans Staden” foi vencedor dos prêmios de Júri e Melhor Trilha Sonora do Festival de Brasília de 2000, além de ter recebido seis indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil. Os cenógrafos reconstruíram uma legítima aldeia tupinambá do séc XVI, um trabalho que durou 15 meses e ainda hoje é ocupada por índios. PMU
Voltar ao índice