Total de visualizações de página

domingo, abril 30, 2006

Vacinação de idosos prossegue

Idosos ainda podem se vacinar durante esta semana

A Campanha de Vacinação de Idosos continua durante esta semana. Neste sábado, 29, acontece o dia D e as unidades de Pronto-Atendimento do Centro, Maranduba e Ipiranguinha realizarão a vacinação durante todo o dia. O objetivo da campanha é prevenir a infecção e as complicações decorrentes da doença. Conseqüentemente, as hospitalizações são reduzidas, bem como a mortalidade. Nos primeiros dias de vacinação, até quarta-feira, dia 26, foram vacinados 1854 idosos. A meta é atingir 70 por cento da população com idade acima dos 60 anos, ou seja, pelo menos, 3.600 pessoas. No ano passado, 83% dos idosos tomaram a vacina, totalizando 4.100.
O Brasil é um dos poucos países no mundo que oferece a vacina gratuitamente aos idosos. Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares, pulmonares e renais também poderão tomar a vacina. A coordenadora da vigilância epidemiológica de Ubatuba, Eliana Arantes, esclarece que não existe contra-indicação para a vacina.
“A vacina produz somente benefícios. Algumas pessoas pensam que a vacina provoca gripe, mas isso é um equívoco, uma vez que ela é produzida a partir de uma partícula do vírus”.
A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Eliana Arantes, lembra que a vacina não causa gripe e não provoca reações. Além disso, estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa. PMU

Voltar ao índice