Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 27, 2006

Ciclofaixas serão inauguradas

Prefeitura inaugura ciclofaixas em Ubatuba

A inauguração acontece na Praça Cícero Gomes, na segunda-feira, a partir das 8 horas da manhã

A Prefeitura de Ubatuba vai inaugurar oficialmente as ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição na próxima segunda-feira, 1, em uma festa que vai comemorar a iniciativa que vem transformando o trânsito local, tornando-o mais seguro e mais confortável, tanto para os ciclistas como para motoristas e pedestres. A partir das 8 horas a Praça Cícero Gomes (antiga praça da Emdurb) recebe uma equipe de recreação que vai divertir as crianças, enquanto o Clube de Ciclismo irá orientar sobre as regras que devem ser seguidas para o melhor aproveitamento dos benefícios trazidos pela implantação das ciclofaixas. A banda local Pracaniz anima a manhã de feriado, em um palanque montado na Praça, que fica próxima ao trevo de entrada da cidade. O prefeito Eduardo Cesar vai prestigiar a festa e percorrer a ciclofaixa montado em uma bicicleta de seis lugares, acompanhado dos monitores do Clube de Ciclismo Ubatuba.

Seminário


Na programação de inauguração das ciclofaixas consta também o “Seminário Ciclo Litoral Norte”, que acontece na terça-feira, 2, das 8h às 17h no auditório da EM Presidente Tancredo Neves. O seminário tem o objetivo de divulgar o programa cicloviário de Ubatuba para as quatro cidades do Litoral Norte, já que todas elas enfrentam algum tipo de problema relacionado ao trânsito de bicicletas. “A intenção é buscar uma solução integrada para a região”, explica o chefe da Coordenadoria de Trânsito de Ubatuba, Ronaldo Lopes.
O seminário possui caráter técnico e tem como público alvo técnicos da região, órgãos gestores das rodovias estaduais e federais e órgãos regionais de segurança e fiscalização.

O Programa Cicloviário


O Programa Cicloviário de Ubatuba é um grande investimento da atual administração para disciplinar o trânsito de bicicletas. Composto por um sistema cicloviário desenvolvido a partir da infra-estrutura já existente para a circulação de bicicletas e de levantamentos realizados pela Coordenadoria de Trânsito, o Programa Cicloviário consiste não só em rede de ciclovias e ciclofaixas, mas também em sinalização viária e de identificação, além do sistema de bicicletários e paraciclos, bike-lanes e calçadas, que vão totalizar 35 km de infra-estrutura para circulação de bicicletas em Ubatuba. Somente as ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição já somam 3km de estrutura para o ciclista. O restante abrange desde o trevo da Praia Grande até o trevo do Perequê-Açú.

Assessoria técnica


O Programa é resultado de um projeto desenvolvido pelo arquiteto urbanista Sérgio Bianco, usuário da bicicleta como meio de transporte, especialista em projetos cicloviários, coordenador do Grupo de Trabalho de Bicicletas da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e consultor do Ministério das Cidades. O projeto do arquiteto conta também com uma campanha de comunicação institucional que permite agregar valores aos ciclistas através de sua contribuição à mobilidade urbana e qualidade ambiental em relação à sociedade como um todo, para que a mesma enxergue positivamente os ganhos que significam para a cidade o uso da bicicleta como meio de transporte. Uma das premissas do projeto é a educação. Acredita-se que é necessário primeiro ensinar as leis de trânsito, respeitando a linguagem local, havendo assim uma mudança gradual, com paciência e persistência.

Um dos maiores índices de bicicleta por habitante

Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas da Coordenadoria Municipal de Trânsito, sendo que a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. “Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, afirma Ronaldo Lopes, chefe da Coordenadoria de Trânsito. As duas ruas onde foram implantadas as ciclofaixas figuram entre as de maior circulação de bicicletas em toda a cidade.

Programação do Seminário Ciclo Litoral Norte:


8h – café da manhã
8h45 – abertura
9h15 – apresentação do Programa Cicloviário
9h45 – Secretaria de Saúde
10h05 – Secretaria de Educação
10h20 – Secretaria de Meio Ambiente
10h35 – Secretaria de Turismo
11h – Comunicação, publicidade e sinergias para agregar valor e cidadania
11h30 – Marcos Bicalho - superintendente da ANPT
12h – Pausa para almoço
14h – Augusto Valeri – Ministério das Cidades
14h30 – Mesa Redonda: a visão dos Governos Estadual e Federal em relação à mobilidade de bicicletas no Litoral Norte, a adequação da BR -101 ao uso da bicicleta, formas de financiamento e suporte técnico. Participação de Augusto Valeri, do Ministério das Cidades
16h – café
16h30 – Marcos Mazzaron – presidente da Federação Paulista de Ciclismo
16h45 – Sonia Maria B. Molina – Liga do Vale do Paraíba
17h – encerramento. PMU

Voltar ao índice