Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 21, 2006

Programa Ação Jovem

Cartões do programa Ação Jovem são entregues em Ubatuba

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ubatuba realizou na tarde de terça-feira, 18, a entrega simbólica dos cartões do programa Ação Jovem. Em Ubatuba 100 jovens entre 15 e 24 anos, que foram cadastrados em 2005 receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$60,00, que estará disponível a partir desta quinta-feira, 20. A secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Kátia Nunes lembrou que para receber o Ação Jovem, existe a necessidade da continuidade do estudo. “Hoje 100 jovens de Ubatuba passam a receber esse auxílio, com a garantia que continuarão seus estudos. Acompanharemos a freqüência escolar de todos para garantir que esse benefício chegue a quem realmente precise”, disse Kátia. Apesar da festa pela entrega dos cartões, Kátia avisa que mais jovens esperam pelo benefício. “Temos hoje 200 jovens na fila de espera do Ação Jovem e vamos continuar batalhando junto ao Governo Estadual para ampliarmos o atendimento em Ubatuba”, concluiu.
Para o chefe de Gabinete, Délcio José Sato “é muito bom receber um incentivo para continuar a estudar. Que vocês saibam aproveitar bem, aplicando com sabedoria, esse benefício”, disse. Luzia Souza Batista, mãe de uma jovem beneficiada lembrou que sua filha estava querendo fazer um curso e que esse auxílio vai custear essa despesa. Danilo Benitez, jovem que receberá o beneficio, e é da Aldeia Indígena Boa Vista garantiu que agora terá mais tempo para estudar. “Antes tínhamos que trabalhar para conseguirmos dinheiro para material escolar, roupas, essas coisas. Quase não sobrava tempo para o estudo. O Ação Jovem vai nos permitir estudar nesse tempo em que estaríamos trabalhando”, declarou Danilo.
A Secretaria entregará aos beneficiários uma camiseta alusiva ao início do projeto em Ubatuba. Para recebê-la o jovem deve se dirigir, munido do cartão magnético à sede da Secretaria, Rua Paraná 375 a partir do dia 2 de maio. O projeto Ação Jovem é desenvolvido pela SEADS (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social.


O projeto

O Projeto Ação Jovem promove o retorno à escola de jovens de 15 a 24 anos para completar a escolaridade básica. É um auxílio para criar estímulos para aqueles que não puderam freqüentar a escola na idade apropriada para completarem seus estudos. O objetivo é proporcionar meios para que adolescentes e jovens que moram em áreas de alta concentração de pobreza e abandonaram a escola possam retomar os estudos e concluir o ensino básico (até a 8ª série), e/ou o ensino médio (até a 3ª série), na modalidade de ensino regular, ou de educação de jovens e adultos (antigo supletivo). A ação inclui uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 60,00, paga por meio de cartão magnético, e a garantia de vaga nas escolas da rede estadual de ensino público, ou em escolas municipais. PMU
Voltar ao índice