Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 27, 2006

Reforma da Santa Casa


Prosseguem as obras que irão alterar também a fachada da Santa Casa

Santa Casa de Ubatuba se prepara para tornar-se referência na região

O único hospital de Ubatuba irá ganhar, no próximo mês, uma nova ala com 30 leitos, área de isolamento e uma Unidade de Tratamento Intensivo

A Santa Casa de Ubatuba está passando por uma ampliação que fará com que ela se torne referência na região. No piso superior do edifício, está sendo construída uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos. Haverá também uma área de isolamento, para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com, aproximadamente, 30 leitos.
A obra, que é resultado de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, está sendo finalizada e tem previsão de inauguração para o final de maio. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está estudando a possibilidade de fazer também uma parceria com a iniciativa privada para equipar as novas instalações.
A diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura afirma que essa ampliação é muito significativa para o município. “Atualmente, quando um paciente necessita de uma Unidade de Tratamento Intensivo, ele precisa se deslocar para outras cidades, como São José dos Campos ou Jacareí. As novas instalações da Santa Casa permitirão que tratamentos de média e alta complexidade sejam realizados aqui mesmo. Esse fator fará com que o hospital de Ubatuba se torne uma referência na região”.


Mudanças e reformas

Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.
Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação.
Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados cinco novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório. PMU

Voltar ao índice