Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 14, 2006

Palestra de educadora suíça


A educadora Constance Kamii com a equipe da Secretaria da Educação

Professores recebem educadora suíça para palestra no Tubão

A educadora Constance Kamii esteve em Ubatuba na segunda-feira, 10, para ministrar a palestra “Construtivismo e Aprendizagem”, que levou ao Ginásio de Esportes Tubão cerca de 700 professores da rede municipal de Ubatuba e alguns convidados das escolas particulares e da rede estadual. Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Educação, Patrícia Pereira e representantes da Secretaria de Educação de São Sebastião e da Delegacia de Ensino. Patrícia Pereira lembrou que o Saresp 2005 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) apontou a necessidade de aprimoramento na área de matemática e que esse evento seria o início da busca por um aprendizado melhor: “vamos buscar toda a capacitação necessária para aprimorarmos o ensino em Ubatuba, não apenas em uma área, mas no todo, no tempo certo”, disse a secretária.
Ao usar a palavra, na abertura do evento, o prefeito Eduardo Cesar destacou o valor de palestras com pessoas qualificadas como Constance: “com eventos desse tipo mostramos a nossa intenção em nivelar o ensino por cima, visando criar em nossas escolas cidadãos preparados para a vida, preparados para conduzir nossa cidade”, disse o prefeito. Após a palestra, onde falou sobre a construção da autonomia pela criança, a educadora suíça Constance Kamii recebeu da secretária Patrícia um belo exemplar de uma espécie nativa da Mata Atlântica. Após a homenagem, Constance autografou livros e posou para fotos com professores de Ubatuba.

Jean-Piaget


Constance Kamii é suíça, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para os Estados Unidos, onde em 1955 bacharelou-se em Sociologia no Pomona College.
Na Universidade de Michigan terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965. Aluna e colaboradora de Jean Piaget durante 15 anos, fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan. Kamii é autora de diversos trabalhos publicados nos Estados Unidos, Japão, Europa e Brasil, que tratam das questões da natureza do número, objetivos para "ensinar" números, princípios de ensino, situações na escola que podem ser usadas pelos professores para "ensinar" números e a prática pedagógica de professores. PMU

Voltar ao índice