Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 14, 2006

Mosquito da dengue

Ubatuba pede ajuda de turistas para combater mosquito da dengue

O vírus não existe em Ubatuba, mas o clima é propício para a procriação do mosquito, portanto, as medidas de prevenção são indispensáveis. Casas fechadas são um grande obstáculo para a eliminação de criadouros do mosquito

Aproveitando a série de feriados que acontecerão nos próximos três finais de semana, a Vigilância Epidemiológica de Ubatuba aproveita para alertar aos moradores, visitantes e veranistas da cidade sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Desde o ano passado, diversas campanhas e mutirões têm sido feitos nesse sentido, mas um grande obstáculo para o sucesso das ações são as casas que ficam fechadas fora da temporada. O problema fica mais preocupante pelo fato de diversas cidades vizinhas já apresentarem casos confirmados da doença.
Em Ubatuba, até agora, não foi confirmado nenhum caso da dengue, portanto, não existe o vírus da doença, mas os seus transmissores, os mosquitos do gênero Aedes Aegypti encontram na cidade o clima ideal para se reproduzirem. Por essa razão, principalmente a região central tem grande incidência do mosquito. A situação fica preocupante pelo fato de Ubatuba ser uma cidade turística. Se uma pessoa contaminada vier para a cidade, pode provocar uma epidemia.
O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade, inclusive dos turistas, com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. Ele orienta aos turistas, pessoas que possuem ou alugam casas a tomarem algumas precauções antes de irem embora. “É muito importante que os vasos sanitários fiquem fechados, assim como os ralos de toda a casa. Também é preciso fazer uma vistoria no quintal, recolhendo copinhos de plástico, garrafas, tampinhas, enfim, qualquer recipiente que possa acumular águas das chuvas. Nós contamos com a colaboração de todos para acabar com os criadouros de mosquito e afastar o risco de epidemia”.

Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. PMU

Voltar ao índice