Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 19, 2006

Banco de Sangue busca doadores

Ubatuba busca maior número de doadores de sangue

Voluntários devem procurar Banco de Sangue da Santa Casa para serem cadastrados

No próximo dia 29, é dia de doação de sangue em Ubatuba. A equipe do Hemonúcleo de Taubaté estará aqui para coletar o sangue de doadores cadastrados. Homens devem doar sangue a cada dois meses e mulheres, a cada três meses. Atualmente, cerca de 200 pessoas estão cadastradas no município, um número relativamente pequeno, considerando que a cidade possui 80 mil habitantes. Pessoas que têm interesse em se tornar doadoras, devem procurar o Banco de Sangue para realizar os exames necessários e serem cadastradas.
A supervisora do Banco de Sangue de Ubatuba, Ariele de Oliveira, explica que, mensalmente, na Santa Casa de Ubatuba, são realizadas, em média, de 100 a 120 transfusões para problemas diversos: desde anemias e infecções generalizadas, até acidentes e brigas com facadas ou tiros. “Em época de temporada, esse número chega a triplicar. Somente uma pessoa acidentada pode precisar dos componentes do sangue de, no mínimo, oito doadores. Outro fator que limita a doação é a compatibilidade. Apesar de ter o mesmo tipo sanguíneo, um doador pode não ser compatível com seu receptor, necessitando que sejam feitos diversos exames”.
O Hemonúcleo de Taubaté tem um vínculo com a Santa Casa para colher o sangue dos doadores ubatubenses cadastrados todos os meses. Esse procedimento é feito na maioria das cidades do Vale do Paraíba que não têm estrutura para possuir um hemonúcleo próprio. Em Taubaté, são realizados todos os exames para comprovar se o sangue é sadio e é lá também que se faz o fracionamento, separando os diversos componentes do sangue (plasma, plaquetas, concentrado de hemácias e outros) que são usados nas transfusões.
Em Ubatuba, no Banco de Sangue da Santa Casa, ficam as geladeiras que armazenam os componentes já fracionados que são fornecidos pelo Hemonúcleo, em quantidade suficiente para atender à demanda.


Doar faz bem à alma

Para quem quiser ser doador, são necessários alguns critérios, além da boa vontade. Em relação aos hábitos, os doadores não podem ser usuários de drogas e nem ter múltiplos parceiros sexuais. Pessoas tatuadas podem doar sangue após um ano e quem tem piercing, pode doar desde que o procedimento tenha sido feito em estabelecimento licenciado. Quem já teve hepatite não pode doar. É preciso ter acima de 50 kg e mais de 18 anos para ser doador.
No dia da doação, não é necessário fazer jejum, ao contrário, é preciso comer algo leve, nada gorduroso. Quem costuma consumir bebidas alcoólicas deve se abster 24 horas antes e quem é fumante, evitar o cigarro seis horas antes.
Ariele afirma que todos os tipos de sangue são bem-vindos e que a doação não faz mal nenhum à saúde. “Muitas pessoas ainda têm medo, alguns dizem que o sangue afina ou engrossa. Nada disso existe. Nosso organismo é perfeito, ele repõe na medida exata o que o corpo precisa para se manter equilibrado. Doar sangue faz bem ao coração e aos outros que recebem a substância necessária para o seu restabelecimento. Qualquer um de nós está sujeito a precisar receber sangue um dia”, finaliza. PMU

Voltar ao índice