Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 18, 2006

Rali Pura Aventura é adiado

‘I Rali Ubatuba, Pura Aventura é adiado para os dias 02 e 03

O “I Rali Ubatuba, Pura Aventura”, que aconteceria nos dias 19 e 20 de maio, foi adiado por conta da onda de violência que assolou o estado de São Paulo nos últimos dias. Em compensação o evento, que acontecerá nos dias 02 e 03 de junho, ganhará um show do Mané Sagaz, uma banda de samba-rock que se apresentou no Domingão do Faustão há duas semanas e já está fazendo sucesso no Brasil. O público poderá assistir à largada promocional, que acontecerá no Itaguá das 20 às 23 h. Todos os jipes participantes estarão na Av. Leovigildo Dias Vieira, além de alguns carros antigos do Museu do Automóvel, que ficarão expostos em frente ao Shopping.
Na largada promocional, os jipes serão vistoriados pela “Associação dos Fora de Estrada” (Asfe). Depois, a Polícia Rodoviária fará a vistoria da documentação e a Samesp fará um “check-up” para saber se os participantes estão em condições físicas de correr. A entrega das planilhas acontecerá após um jantar no Restaurante Raízes.

O evento

O “I Rali Ubatuba, Pura Aventura” está sendo promovido numa parceria entre a empresa Ben Kalechh, de Caraguá e a Secretaria de Turismo, que promoverá uma quinzena de esportes radicais durante o mês de julho. O Rali é, então o primeiro evento desse projeto chamado “Ubatuba, Pura Aventura”. Segundo os produtores, serão, no mínimo, 60 e no máximo 96 veículos participantes. A pontuação dessa prova vale como currículo para o Rally dos Sertões e para diversas outras provas importantes em nível nacional. A organização do evento está acontecendo desde dezembro do ano passado e promete movimentar o comércio e o turismo local.
A empresa Ben Kalechh, de Caraguá, que está promovendo o “Projeto Litoral Norte Off Road”. O objetivo do projeto é fomentar e desenvolver ações dos “fora de estrada” na região. O coordenador do evento, Itzac Ben Kalech explica “off road” significa qualquer esporte de aventura que aconteça fora da estrada, utilizando veículos que tenham tração nas quatro ou em duas rodas e isso inclui, além de jipes, carros comuns, motos e até bicicletas. Os eventos podem ser “in door”, ações feitas em espaços limitados, ou “out door”, esportes, gincanas e provas que percorrem trilhas e estradas. “O que vale é o espírito off road, é reunir pessoas que têm em si o espírito de aventura. Nós estamos realizando esses encontros, visando a união e harmonia entre os quatro municípios”.


A prova

As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido. Três categorias poderão competir, sendo os “graduados”, que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados, a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. Serão 70 km de prova, para serem cumpridos entre 4 e 5 horas.
Para quem quiser participar, o ranking da prova valerá pela 3ª etapa da XIII Copa Sudeste (promovida pela Asfe), que tem suma importância no contexto nacional. Ela vale também como 1ª etapa da IXª Copa Vale Raid (Regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e como 1ª etapa da I Copa Litoral Norte. As inscrições podem durante a largada promocional. PMU

Voltar ao índice