Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 12, 2006

Casas são demolidas na Picinguaba

DEMOLIÇÃO DE CASAS
Prefeito cumpre promessa feita junto à comunidade da Picinguaba

Eduardo Cesar solucionou junto à Defesa Civil o problema de casas em situação de risco na Vila Picinguaba, que foi discutido em reunião com a presença do senador Eduardo Suplicy

Cumprindo um compromisso firmado junto à comunidade da Picingüaba, em reunião realizada em janeiro deste ano, com a presença do Senador Eduardo Suplicy, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, solucionou a situação de duas casas de veraneio localizadas em área de risco. Com ações de técnicos da Defesa Civil, nesta semana ambas foram demolidas, acabando com o perigo que corria a população local, já que a qualquer momento as construções poderiam desabar. De acordo com informações da Defesa Civil, uma das casas, em situação de forte chuva em outubro de 2003, sofreu escorregamento de encosta em talude natural, soterrando outra residência e ocasionando uma vítima fatal e um ferido.
No início deste ano a Defesa Civil notificou o proprietário da residência para que fosse promovida a demolição da casa que ocasionou o escorregamento e estava em risco de desabar. A decisão partiu da ficha técnica realizada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e IG (Instituto Geológico) que apontou a demolição como solução para o problema, caso não fossem feitas as obras de reparo – que, no caso, teriam um custo muito alto para o proprietário.
A outra casa em situação de risco, e que já foi demolida nos últimos dias, ficava no Morro do Baú, também na Picingüaba. No mesmo dia de outubro de 2003, esta outra residência também sofreu escorregamento com soterramento de casa, desta vez sem vítimas fatais, mas com três feridos. A Defesa Civil notificou o proprietário no último dia 2, que providenciou a demolição e a recomposição do talude.

Agilidade

Donizete Cruz, secretário executivo da Defesa Civil de Ubatuba, explicou que foi um grande mérito do prefeito Eduardo Cesar conseguir agilizar a demolição, já que normalmente os proprietários se opõem a esta decisão (porque perdem as casas), mesmo sabendo que suas famílias podem correr grandes riscos. “É bem melhor perder dinheiro do que perder vidas”, alerta Donizete. “O prefeito nos pediu que as demolições ocorressem o mais rápido possível. Nesta administração, justamente devido ao empenho do prefeito, a Defesa Civil conseguiu dar solução a um processo que vem se arrastando desde 2003”, completou o secretário executivo da Defesa Civil.
Eduardo Cesar acredita que a solução do problema das casas em área de risco é prova de que a Prefeitura está empenhada em resolver as situações complicadas das comunidades ubatubenses. “Vamos continuar nos empenhando em agilizar soluções para que a população esteja cada vez mais segura em suas moradias”, disse o prefeito.
PMU
Voltar ao índice