Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 29, 2006

Segurança Pública


Denise Silveira, Ronaldo Lopes e Andrade Henrique

Prefeitura apresenta proposta para implantação de sistema de monitoramento

A idéia inicial é a implantação de nove câmeras por um período de três meses para avaliar os resultados

A Prefeitura de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Segurança Pública, apresentou a alguns comerciantes, na tarde da última segunda-feira, 29, o projeto para instalação de câmeras de monitoramento, principalmente no centro da cidade. O diretor de tecnologia da empresa Directiva Tecnologia - especializada em projetos de segurança- Edson Tadeu dos Santos, apresentou a idéia de monitoramento urbano, que a Prefeitura, preocupada com a segurança dos munícipes e turistas, pretende implantar em Ubatuba.
A proposta, de início, é a colocação de nove câmeras de monitoramento em pontos sugeridos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, em conjunto com a sociedade civil. As principais saídas da cidade são pontos que estariam sendo monitorados, além da esquina da Rua Hans Staden com o calçadão, esquina da Rua Hans Staden com a Rua Conceição, dois pontos na Avenida Iperoig, esquina da Rua Coronel Domiciano com o calçadão e Praia Grande. Para Edson Tadeu dos Santos, “o fato de a pessoa saber que está sendo filmada inibe as atitudes erradas”. O sistema já foi implantado pela empresa em cidades como Campinas, Araras, Americana e Joanópolis. Segundo o diretor de tecnologia, os dados apontam diminuição de 36% nos índices de homicídio e de 90% em vandalismo.
As câmeras transmitem as imagens em tempo real via rádio, com alcance de 200 metros, zoom de 26 vezes e giro de 360°. Ainda segundo Edson Tadeu dos Santos, as imagens captadas nos locais citados seriam também disponibilizadas no site da Prefeitura de Ubatuba, proporcionando agilidade e segurança.
Os comerciantes presentes na reunião, que ocorreu no prédio da Secretaria de Educação, se mostraram interessados no projeto, mas preferiram marcar um novo encontro para discutir mais amplamente a proposta da Prefeitura. O secretário de Segurança Pública, Andrade Henrique, concordou com a nova reunião e ressaltou a necessidade vital da união da sociedade para que haja a continuidade do projeto.
Estiveram presentes à reunião cerca de 25 comerciantes, o comandante Carvalho, da Guarda Municipal de Ubatuba, o delegado titular Dr Fausto Moro Cardoso, a assessora de Expediente de Gabinete, Denise Silveira, o vereador Charles Medeiros, além de outros representantes da sociedade civil.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a segurança é um assunto de extrema importância e que requer atenção especial por parte da Prefeitura: “a colocação das câmeras de monitoramento será um primeiro passo para a melhoria geral da segurança em nosso município”. PMU

Voltar ao índice