Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 17, 2006

Casa do Brinquedo

Casa do Brinquedo inaugura sua unidade base

Um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança ubatubense, compõe o cenário de fantasia da Casa do Brinquedo. E a unidade da Casa do Brinquedo instalada no Centro Materno-Infantil já atendeu mais de duas mil crianças

Ubatuba agora terá um espaço especial para a criançada, cheio de diversão e centenas de brinquedos. Dando continuidade ao projeto desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade do Estado e do Município, a Unidade Base da Casa do Brinquedo “A onda é brincar” será inaugurada no próximo dia 29 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional do Brincar.
Antes da inauguração, às 13h30, auxiliares de serviços infantis da rede municipal de ensino assistirão a uma conferência com a mestra em metodologia do ensino pela Unicamp, Adriana Friedmann. Ela falará sobre a importância do brincar na formação do indivíduo, numa palestra intitulada “Brincar – Linguagem da Criança”. Depois da conferência, às 16h30, cerca de 80 crianças inaugurarão a Casa do Brinquedo, numa solenidade onde estarão presentes diversas autoridades do Vale do Paraíba e região.
Um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as peculiaridades e características da realidade que cerca a criança ubatubense compõe o cenário de fantasia da Casa do Brinquedo.
Serão seis tendas temáticas, com centenas de objetos, diferentes tipos de brinquedos, capazes de encantar qualquer criança de 4 a 12 anos. Quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço e muito mais.
A princípio, a Unidade Base da Casa do Brinquedo funcionará durante dois dias da semana, sendo que um é livre e aberto ao público e no outro, os atendimentos serão feitos por meio de agendamento. Nos dias restantes, a Casa do Brinquedo continua em sua versão itinerante, visitando escolas do Cambury à Maranduba. “A criação da Casa do Brinquedo “A Onda é Brincar” nesta gestão, revela o nosso cuidado com o futuro cidadão. É tratando a criança com respeito, carinho e propiciando a ela seus direitos de criança é que teremos, no futuro, cidadãos conscientes e preparados para construir uma cidade justa e digna para todos os seus moradores”, enfatiza o prefeito Eduardo Cesar.

Brincar é importante


A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, afirma que esse projeto surgiu do reconhecimento da importância do brincar e das diversas circunstâncias que, muitas vezes, impedem que as crianças possam realizar essa atividade. “As crianças, hoje em dia têm sofrido privação do brincar, por uma série de fatores. Seja por falta de companhia, pela situação financeira ou pelo perigo das ruas. Os próprios pais e educadores banalizaram a brincadeira, dando preferência para o brincar pedagógico. Nós estamos criando um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Renata explica ainda que brincar para a criança tem uma função que extrapola a diversão. Segundo ela, a criança aprende a viver brincando. “A Casa do Brinquedo foi especialmente pensada e desenvolvida para que a criança aprenda a lidar com o mundo, a conviver, fazer amigos, saber emprestar, escolher, perder, esperar. Quando essas experiências são vividas na infância, o indivíduo se torna muito mais flexível, equilibrado, tem mais facilidade para lidar com as frustrações. Estudos mostram que parte da agressividade dos adolescentes tem relação com a frustração de não ter podido brincar durante a infância”.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos, ligue para: 3832-1608

Chega de choro


A Casa do Brinquedo mudou também a vida das crianças que aguardam atendimento no Centro Materno-Infantil. Numa parceria com a Secretaria de Saúde, uma “filial” do projeto foi instalada de forma fixa no local. No corredor do Centro Materno-Infantil, um ambiente totalmente transformado. Além da Casa do Brinquedo, as paredes foram todas pintadas com um cenário típico de Ubatuba. Os desenhos mostram belos cenários, muita natureza, crianças brincando na praia, pais e mães caiçaras, mulheres grávidas, bolas, pipas e pranchas. Desde janeiro, quando foi instalada no Centro, foram atendidas mais de duas mil crianças.
A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Dra. Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a nova ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho. “Não se ouve mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães. A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras. Esses fatores afetam diretamente no estado emocional das crianças. Elas entram no consultório mais alegres e confiantes.” PMU

Voltar ao índice