Total de visualizações de página

terça-feira, maio 09, 2006

Incentivo ao cicloturismo


A criação de um sistema integrado de ciclofaixas favorece o turismo

Programa Cicloviário de Ubatuba pode fomentar “cicloturismo”

Um novo nicho do mercado turístico pode ser viabilizado através da implantação do Programa Cicloviário de Ubatuba. Com toda a infra-estrutura dirigida ao ciclista, com ciclovias, ciclofaixas, bikelanes e paraciclos, Ubatuba poderá passar a receber um público interessado em praticar turismo sobre as rodas das bicicletas. Esta foi a concepção passada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, em sua apresentação durante o I Seminário Ciclo Litoral Norte, ocorrido na última terça-feira, 2, em Ubatuba.
“Tudo o que está acontecendo em relação ao Programa Cicloviário é o processo embrionário de uma atitude extremamente corajosa do prefeito Eduardo Cesar”, disse Luiz Felipe, se referindo à implantação das ciclofaixas em duas ruas do centro com muito movimento ciclístico. Para o secretário de turismo já foi dado o primeiro passo para que Ubatuba seja no futuro um exemplo de sistema cicloviário no Brasil. “O município tem todas as condições para ser destaque nacional”, completou.

Cicloturismo

Segundo Luiz Felipe Azevedo, a comodidade e segurança que o Programa Cicloviário de Ubatuba vai proporcionar oferecerá benefícios e atrações para os que procuram uma maneira saudável de fazer turismo de bicicleta. A extensão do litoral, que só em Ubatuba chega a ter 100 km de praias, onde o ciclista pode ir beirando a rodovia e apreciando as belezas ímpares que Ubatuba oferece, é outro fator que vai favorecer o interesse cada vez maior por este tipo de turismo. “Passeando com tranqüilidade e segurança pela orla, a bicicleta é um veículo que pode ser perfeitamente integrado ao turismo de belezas naturais”, acredita Luiz Felipe, que lembrou que “o ciclismo é um esporte que está evoluindo a passos gigantescos e nós queremos fazer parte disto – o ciclismo como meio de atração turística”. Mountain bike, competições de velocidade, triatlo, passeios e trilhas são algumas das opções que podem fazer de Ubatuba um grande pólo para os que se interessam por estas modalidades, já que com a infra-estrutura programada pelo Programa Cicloviário, o município vai oferecer condições únicas para o esporte. PMU

Voltar ao índice