Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 12, 2006

Jairo e Prefeito unem forças

Prefeito e vereador unem forças para viabilizar moradias indígenas

Jairo dos Santos conseguiu uma verba de R$ 100 mil através do contato com a deputada petista Telma de Souza

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve na última quarta-feira, 10, na aldeia Renascer (Witú-Guaçú) de origem tupi-guarani no bairro do Corcovado, acompanhado do vice-prefeito Domingos dos Santos e do vereador Jairo dos Santos, para levar aos índios a notícia de liberação de recurso federal para construção de casas para a comunidade. A conquista é resultado do contato do vereador Jairo com a deputada federal Telma de Souza, do PT, que conseguiu R$ 100 mil por meio de emenda parlamentar. A verba provém do Fundo Nacional de Habitação. Na visita à Aldeia Renascer, o prefeito e o vereador estiveram reunidos com o Cacique Antonio da Silva Awá, com o representante da Funai em Ubatuba, Marcos Siqueira de Almeida e de Edson Trivelatto, da Funasa.
“Este é o momento de unir forças e realizar parcerias a fim de conquistar melhorias para as nossas comunidades tradicionais. O vereador Jairo dos Santos está de parabéns por ter lutado e conquistado esta verba. A Prefeitura está à disposição para auxiliar na infra-estrutura que viabilizará a construção das casas”, disse o prefeito Eduardo Cesar, que disponibilizou a Secretaria Municipal de Arquitetura e Urbanismo para desenvolver o projeto técnico das casas.

Preservando a cultura


As moradias serão construídas à base de alvenaria de bloco de concreto e cobertura de sapê; uma escolha dos próprios índios, que quiseram manter a característica de oca nas novas construções. “Esta verba chegou em um bom momento, já que, por nossa área não ser demarcada, não fomos contemplados pelo projeto da CDHU (que está construindo 50 casas na Aldeia Boa Vista, também em Ubatuba), e isso foi muito difícil para nós. Estas novas casas que vêm por boa vontade do vereador Jairo e do prefeito Eduardo Cesar, são uma maravilha porque o índio com uma boa moradia tem mais vida e mais saúde”, comemora o Cacique Awá, que conta que por enquanto a aldeia conta apenas com duas ocas, um posto de saúde, banheiro e escola.
O vereador Jairo dos Santos acredita que novas moradias ajudarão na preservação e na manutenção da cultura indígena em nosso município. “Sempre tivemos uma grande preocupação com os povos tradicionais, sejam eles indígenas, quilombolas ou caiçaras. A defesa destas comunidades fortalece a cultura e também o turismo de Ubatuba”. Marcos Siqueira, da Funai, concorda: “o vereador conseguiu esta verba e nós só temos a agradecer porque esta é uma reivindicação muito antiga que vai trazer grandes melhorias para a comunidade, além de preservar a cultura e fornecer uma vida mais digna aos índios da Aldeia Renascer”.

Cultivo e artesanato


Os índios tupi-guarani da Aldeia Renascer estão no bairro do Corcovado há cerca de dez anos. Lá vivem por volta de 40 pessoas que tiram seu sustento do cultivo de pupunha, açaí, banana, laranja, mandioca, inhame, cará, milho, entre outros. No entanto, a principal fonte de renda da aldeia é o artesanato que, durante a temporada, é vendido aos turistas que por ali passam. A aldeia costuma também receber visitas de estudantes e de índios de outras aldeias. PMU
Voltar ao índice