Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 25, 2006

Semana do Meio Ambiente - UBATUBA

Continuação
CONVITE
Tenho o prazer de convidar V.Sa. a participar do I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte que será realizado no auditório do Campus da Unitau, Av. Castro Alves, 392, Itaguá, Ubatuba, nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2006, como uma realização do Instituto Oceanográfico/USP, Universidade de Taubaté, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo, Agenda 21 do Litoral Norte de São Paulo e Instituto Costa Brasilis.


I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte Paulista

29 de maio


Políticas Públicas Descentralizadas e Participativas e o Litoral Norte

18:00 - Abertura do evento
19:00 - Panorama do litoral norte – Características sócio-ambientais e gestão dos recursos hídricos – Socióloga Rosa Maria Mancini (Secretária Executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo/CETESB/SMA)
19:45 - Intervalo
20:00 - Caracterização do gerenciamento costeiro do Litoral Norte Paulista: Zoneamento Ecológico Econômico e Planos de Ação e Gestão – Dr. Marcos Lopes Couto (Coordenador do Curso de Direito da UNIMÓDULO/Presidente do Grupo de Trabalho do Plano de Ação e Gestão do Grupo Setorial do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte de São Paulo)
20:30 - Caracterização do Projeto Orla – Arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro (Instituto Onda Verde/Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba/UNIMÓDULO)
21:00 - Plano Diretor como fator de integração de políticas públicas – M.Sc. Maria Inez Moura Fazzini Biondi (Secretária de Meio Ambiente de Ilhabela)
21:30 - Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar – Biólogo Luis Roberto Numa de Oliveira (Instituto Florestal/Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo)
22:00 - Mesa Redonda

30 de maio

Estratégias de desenvolvimento para o Litoral Norte

19:00 - Empreendimentos para o Litoral Norte e análise de cenários - Prof. M.Sc. Ricardo Zöllner Holmo (UNIMÓDULO/Doutorando ITA)
20:00 - Alternativas de desenvolvimento para o Litoral Norte – Prof. Dra. Patrícia Ortiz Monteiro (Coordenadora do Curso de Administração com habilitação em hotelaria e turismo - UNITAU/Instituto Gondwana)
21:00 - Intervalo
21:15 - O papel do Ministério Público e do Grupo de Trabalho Ministério Público e Órgãos Ambientais do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo - Dra. Elaine Taborda de Ávila – Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente do Litoral Norte de São Paulo/Ministério Público do Estado de São Paulo
22:15 - Mesa Redonda


31 de maio

Participação Social e Educação Ambiental

19:00 - Agenda 21: estratégia de atuação – Prof. Dr. Alexander Turra (Instituto Oceanográfico–USP/Coordenador do Projeto da Agenda 21 do Litoral Norte)
19:30 - Educação ambiental formal e informal - Roberto Bleier (Instituto Gondwana)
20:00 - O papel e a atuação do movimento sócio-ambientalista - Roberto Francine Jr. (Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta/Conselheiro do CONSEMA)
20:30 - A voz das comunidades tradicionais – Sr. Manoel da Cruz Santos (Líder comunitário – Sociedade Amigos de Picinguaba)
21:00 - Intervalo
21:15 - O papel e a atuação dos conselhos municipais – Téo Pedroso Mássimo Balieiro (Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Sebastião)
21:45 - O papel e a atuação das sociedades amigos de bairro – Carlos Cipullo Aymar (Militante comunitário)
22:15 - Mesa Redonda
23:00 - Encerramento do evento

Cordialmente,

Alexander Turra
Comissão Organizadora
I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte

São Paulo, 23 de maio de 2006.


Voltar