Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 11, 2006

Saúde: Mutirão de mamografia

Mulheres ubatubenses poderão participar de mutirão de mamografia

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Municipal e Estadual, acontece em Ubatuba, a partir do dia 17, um mutirão de mamografia que visa atender mulheres acima de 45 anos, que tenham realizado o exame há mais de um ano. As mamografias deverão ser agendadas com as enfermeiras do Programa de Saúde da Família, nos postos de Saúde dos bairros e serão realizadas na Clínica Imagem.
Ao todo, estão previstas mil mamografias. No ano passado, foram realizadas 900. Até o momento, cerca de 300 mulheres já agendaram o exame. A superintendente de avaliação e regulação da Prefeitura de Ubatuba, Dra. Dilei de Brito, explica que o objetivo do mutirão é, além de atender à demanda reprimida no município, promover a prevenção e o diagnóstico precoce. “Quanto antes um possível nódulo for detectado, maior a chance de cura. Por essa razão, é muito importante que todas as mulheres acima de 45 anos realizem a mamografia todos os anos”.
A dra. Dilei lembra ainda que as mulheres interessadas em fazer o exame, obrigatoriamente, deverão ter em mãos o pedido do médico e o agendamento. Se o número de mulheres acima de 45 anos não atingir a meta, mulheres acima de 40 também poderão se inscrever para fazer a mamografia. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3833-8590. PMU

Voltar ao índice