Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 31, 2006

Educação Infantil

Centros de Educação Infantil de Ubatuba começam a funcionar dia 1º de junho

As creches Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina, Irmã Sofia, no Ipiranguinha e a do bairro da Pedreira, em Ubatuba, passaram, nesta segunda feira, 29, a treinar seus funcionários para operar em parceria com o Instituto Aryran de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente. Os funcionários, que foram contratados pelo Instituto, passam por uma capacitação, que termina nesta quarta-feira, na Secretaria de Educação. A partir de agora as creches passam a ser conhecidas como CEI (Centro de Educação Infantil) e o início dos trabalhos está marcado para a próxima quinta-feira, dia 1.
O Instituto se incumbiu de selecionar os funcionários para trabalhar nessas creches, que antes contavam com funcionários eventuais. Todos os antigos funcionários preencheram currículos e foram entrevistados pela equipe do Instituto Aryran. “Alguns antigos eventuais foram contratados e já estão passando pelo treinamento. A intenção é ampliarmos a parceria com a abertura de novos CEI’s e futuramente outros antigos eventuais venham a ser contratados, já que passaram a fazer parte do banco de dados do Instituto”, disse a secretária de Educação, Patrícia Pereira.
As outras cinco unidades de creche continuam funcionando normalmente com funcionários efetivos. O Instituto Aryran implantará o Projeto Tempo de Infância, desenvolvido especificamente para Ubatuba, onde além das crianças haverá um trabalho especial com os pais e a comunidade.


Tempo de Infância


O Projeto Tempo de Infância, que atenderá aproximadamente 400 crianças, está calcado nos quatro pilares estabelecidos pela UNESCO em suas Metas do Milênio para educação infantil: a criança, o professor, os espaços e a família. Tais pilares são complementares de forma a oferecer uma abordagem integrada nas atividades previstas no projeto. Serão realizados encontros com as famílias para estudo sobre o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança entre 0 e 3 anos de idade.

O Instituto Aryran


O Instituto tem como membros nomes renomados na área da Educação, como Francisco Eduardo Pereira Filho, Lucila Martinez, Roseli Morila B. dos Santos e Vera Melis, que vêm desenvolvendo projetos e programas sociais há mais de vinte anos no cenário nacional e internacional, dentro do contexto das organizações sociais. Estes membros criaram o Instituto Aryran em 2000 para congregar energia, esforços e inteligência ao poder público, visando contribuir para o enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira. São planejados e realizados projetos nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento humano em municípios brasileiros. PMU
Voltar ao índice