Total de visualizações de página

sábado, maio 20, 2006

Prefeito de Ubatuba recebe prêmio

Prefeito de Ubatuba recebe prêmio de destaque nacional em Meio Ambiente

O prêmio entregue a Eduardo Cesar, no Rio de Janeiro, foi pelo conjunto de ações na área do meio ambiente, especialmente as desenvolvidas pelo programa do Congelamento
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar (na foto) recebeu, na tarde da última quarta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, o prêmio Destaque Nacional em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social concedido pelos institutos Biosfera e Ibrae, do Rio de Janeiro. Segundo seu diretor presidente, Dorival Correia Bruni (na foto), o prêmio é um incentivo pelo conjunto de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população realizadas no primeiro ano de administração do prefeito Eduardo César, especialmente nas ações na área do meio ambiente, mais especificamente, sobre o programa de congelamento.

Ampla pesquisa


O prêmio que está na 8ª edição e é bienal, é definido através de uma ampla pesquisa feita pelo conselho consultivo dos dois institutos. “A Biosfera e o Ibrae têm um conselho consultivo formado por 200 conselheiros em todo país e no estado de São Paulo são 30 conselheiros que fazem uma ampla pesquisa junto a formadores de opinião - parlamentares, jornalistas, advogados, empresários – que indicam nomes para receber os prêmios nas várias categorias: parlamentar, prefeito, empresa, empresário, instituição, entre outros. No estado de São Paulo dois prefeitos obtiveram o maior número de votos: o prefeito de Santos e o de Ubatuba”, explicou Dorival Bruni, que também é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado e o prêmio foi entregue no Hotel Sofitel, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. “O objetivo deste prêmio é de valorizar personalidades brasileiras que contribuem para o desenvolvimento do país e da melhoria de qualidade de vida da população brasileira. “Esperamos que este prêmio sirva de estímulo para outros prefeitos da região para que também desenvolvam ações que melhorem a qualidade de vida da sua população”, enfatizou o diretor presidente.

Repercussão


Para a vereadora Luciana Machado, o prefeito merece ser reconhecido pelo seu ato de coragem frente ao programa de congelamento. "Eu acompanhei de perto o programa do congelamento de áreas irregulares, defendi sua implantação porque acredito que é o que há de mais importante hoje no município. O prefeito Eduardo Cesar foi muito corajoso de ter lançado um projeto como esse, que servirá também como instrumento para o nosso plano diretor. Acredito que nenhum outro prefeito teria esta coragem”, afirmou a vereadora. Segundo ela é importante ressaltar também o grande empenho do prefeito Eduardo Cesar no desenvolvimento de um projeto habitacional que atenda a grande demanda do município.

Ato de coragem


Para o arquiteto Daniel Corrêa, que representa o Instituto de Arquitetos do Brasil em Ubatuba no Conselho Municipal de Desenvolvimento, o prefeito tem o mérito “porque assumiu uma atitude bastante corajosa ao implantar o programa de congelamento. “Ele pode até sofrer politicamente com isso, porém, era extremamente necessário e ele teve a coragem de assumir. As eventuais lacunas que surgiram pela urgência de se congelar vão ser agora supridas com o Plano Diretor”, avalia o aquiteto.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, o prefeito Eduardo Cesar está de parabéns por esta conquista. “O congelamento é extremamente importante para que possamos coibir novas ocupações nas áreas irregulares. Temos que impedir a degradação ambiental e a atitude do prefeito ao propor o congelamento foi fundamental”.

Larga tradição


O instituto Biosfera existe há 16 anos no Rio de Janeiro e tem larga tradição na área ambiental voltada para a ação social. É uma das mais tradicionais organizações não-governamentais brasileiras da área ambiental. A entidade foi criada no Rio de Janeiro em dezembro de 1989 e tem como objetivo principal a promoção, sob a óptica do desenvolvimento sustentável, de ações e iniciativas direcionadas à realização de programas, projetos, estudos, pesquisas e eventos nas áreas de meio ambiente, conservação florestal, ecoturismo e ecoesportes. O Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae) é voltado para trabalhos de gestão pública municipal. Por duas ocasiões, estiveram prestigiando eventos dos institutos os ex-presidentes da República Fernando Henrique e Itamar Franco. PMU

Voltar ao índice