Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 08, 2006

Avião de papel dá prêmio a brasileiro

Continuação
A brincadeira de infância ficou séria e ganhou um campeonato mundial, o Red Bull Paper Wing, cuja final reuniu 117 estudantes universitários de vários países do mundo, em Salzburg, Áustria, anteontem.
A competição tinha mais duas categorias: acrobacia e distância percorrida pelo avião durante o vôo. Diniz fez um avião com uma única folha de papel A4, gramatura 80, moldado apenas por dobraduras, sem recortes nem colagens (as regras do campeonato) que ficou no ar por 11,5 segundos, um décimo de segundo a mais do que o do segundo colocado, o estudante de engenharia civil Eduardo Colocho, 21, de El Salvador. "Nem consigo acreditar. Entrei de brincadeira e agora sou campeão mundial", disse Nunes ao final do evento, ainda surpreso com o resultado.

Mas esse não foi o único prêmio brasileiro. O estudante de engenharia mecânica Rodrigo Miyamoto, 26, também vai levar para casa um avião de bronze, prêmio pelo terceiro lugar em acrobacia, que julgava as melhores manobras feitas por um avião de papel no ar.
Nessa categoria, um júri de cinco especialistas (sim, eles existem), dava notas de zero a seis para a performance dos pilotos a partir de critérios como o diâmetro aproximado do looping, o número de círculos e a duração do vôo. Entre os jurados, estavam o presidente da Associação Internacional de Avião de Papel, Andy Chipling, 46, e o engenheiro de aviação e recordista mundial em tempo de vôo de avião de papel Ken Blackburn, 43.O primeiro colocado nessa categoria foi o israelense Sagi Volnianski, 23, que estuda engenharia espacial. "Aproveitei o que eu estudei e fiz um avião de papel similar a um normal", disse. Na terceira categoria, distância, o vencedor foi o croata Jovica Kozlica, 22, estudante de engenharia eletrônica.

Voltar