Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 29, 2006

Ilha Anchieta

Câmara repudia transferência de presos para Ilha Anchieta

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Dr. Ricardo Cortes (PV), Marcos Francisco Demo (PSC), Charles Medeiros (PSB) e Romerson de Oliveira (PMDB), apresentou uma Moção de Repúdio ao Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, que propôs ao Governo do Estado transferir parte dos detentos para a Ilha Anchieta.
A proposta foi publicada no jornal Folha de São Paulo, na coluna “Painel”, sob o título “Lost” na primeira edição e “Apocalypse Now” na segunda edição, de autoria de Renata Lo Prete, após a revolta dos presos e ataques violentos ocorridos na Capital, sob o domínio de uma organização criminosa.
Segundo a Folha a proposta do Secretário foi recebida no Palácio dos Bandeirantes como “Solução Alcatraz”, tendo ele sugerido armação de barracas de camping para acomodação dos detentos e a implantação de um helicóptero para transportar alimentação para 700 a 5.000 prisioneiros.
De acordo com a Mesa da Câmara e dos demais vereadores que aprovaram a Moção por unanimidade, a proposta é infeliz, inoportuna e desrespeitosa à população e à memória histórica de Ubatuba.
O Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortes, em seu pronunciamento, disse que Ubatuba não pode aceitar, de maneira alguma, uma proposta absurda como esta, “como representantes do povo tomaremos nossas providências para que isso não aconteça, mas a população também tem que se manifestar contrária porque a transferência de presos será, sem dúvida, um desastre para a economia local, que tem na Ilha Anchieta uma fonte de renda e o principal atrativo turístico da cidade”, declarou Dr. Ricardo.
O vice-presidente da Mesa, vereador Marcos Francisco lembrou que a Lei Orgânica do Município já proíbe a instalação de presídios em Ubatuba.
A Ilha Anchieta foi palco de um levante sangrento em 1952 e hoje, como Parque Ecológico Estadual, abriga as ruínas do presídio e o museu do mar.

Fonte: Laura Ennes - ASCOM
Voltar ao índice