Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 24, 2006

Reflorestamento em áreas de risco

Área de risco é reflorestada na Vila de Picinguaba

A área de risco situada na Praia da Picinguaba, onde duas casas foram demolidas no início deste mês, já começou a ser reflorestada. Numa parceria entre a Defesa Civil e os proprietários dos terrenos, estão sendo plantadas no local, mudas de palmeiras e de bambu, vegetações que têm a propriedade de conter a erosão e evitar novos deslizamentos.
As casas, que eram de veraneio, foram demolidas porque estavam colocando em risco as vidas de outras pessoas que residem nos arredores, uma vez que poderiam desabar a qualquer momento. A demolição era um pedido da comunidade desde 2003, quando ocorreu o deslizamento que derrubou parte da casa e soterrou outra, ocasionando uma vítima fatal. O pedido foi atendido quando feito ao prefeito Eduardo Cesar em reunião realizada em janeiro deste ano, com a presença do Senador Eduardo Suplicy.
O prefeito Eduardo Cesar afirma que as ações da Defesa Civil no sentido de verificar situações de risco e proteger a população é um trabalho essencial que deve ser reconhecido. "São eles que percorrem áreas de escorregamento, enchentes e incêndios para socorrer as pessoas. Nossa Defesa Civil, apesar das dificuldades, é um órgão exemplar, que muito nos orgulha”.

O trabalho da Defesa Civil


A Defesa Civil é um órgão responsável por atender ocorrências que trazem riscos à população. Desde o início do Plano Preventivo de Defesa Civil, no período de dezembro do ano passado a abril deste ano, a Defesa Civil de Ubatuba atendeu um total de 193 ocorrências. A maior incidência foi de queda de árvores, devido às fortes chuvas e ventos. Foram 76 ocorrências. Em seguida, vêm os casos de retirada de colméias em residências e comércios, atingindo um número de 54. Fora isso, a Defesa Civil prestou auxílio para apagar 28 incêndios florestais, cinco residenciais, três deslizamentos de encosta, três vazamentos de gás GLP, seis vistorias em edificações, um alagamento e um vendaval.
Nos dias em que não houveram ocorrências pertinentes a Defesa Civil, foram efetuadas vistorias nas Áreas de Risco em todos os bairros do município acompanhado pelo Engº Civil Carlos Augusto Malheiros, membro da Comissão Municipal da Defesa Civil. PMU

Voltar ao índice