Total de visualizações de página

sábado, maio 13, 2006

Apoio aos Pacientes Oncológicos tem nova sede

Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos inaugura sua sede

A Sapo-Uba, um grupo de apoio a pacientes com Câncer, está estruturada como Organização Social e Civil de Interesse Público (Oscip), um tipo de entidade que tem como característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada.

A Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (Sapo-Uba) completou um ano no último dia 02. Na próxima semana, dia 19, o aniversário será comemorado juntamente com a inauguração da nova sede, instalada no Centro de Referências e Especialidades, na rua Cunhambebe, no centro da cidade. Esse grupo foi formalizado no ano passado, com o objetivo de dar assistência e amenizar o sofrimento dos pacientes com câncer no período do tratamento, pré e pós-operatório.
Desde então, diversos serviços estão sendo disponibilizados aos pacientes. Os voluntários da Sapo-Uba prestam informações relevantes sobre o tratamento, leis, benefícios e direitos, além de dar um suporte psicológico aos portadores de câncer. São fornecidos ainda suplementos alimentares, próteses mamárias de pano, fraldas e contribuições na compra de remédios e realização de exames para pacientes que estão sem condições financeiras. Além disso, campanhas e ações preventivas estão sendo desenvolvidas em parceria com outros órgãos.
Neste primeiro ano de trabalho, os voluntários da Sapo-Uba afirmam ter vivido experiências boas e ruins. Ambas estão resultando em ações, projetos e propostas que visam minimizar o sofrimento e facilitar a vida do paciente oncológico. Entre as experiências boas, Denise Fonseca, um dos membros da diretoria da Sapo-Uba, relata que a comunidade tem sido muito sensível à causa. “Talvez isso se deva ao fato de que de cada três pessoas, uma teve, tem ou terá câncer. Isso significa que a maioria das pessoas tem algum caso na família ou no círculo de amizades”.
Entre as dificuldades encontradas, a principal é a falta de um profissional especializado no município e o tratamento em cidades distantes. Denise relata que os pacientes buscam tratamento em São José dos Campos ou Jacareí. “Nossa principal luta atualmente é conseguir um tratamento mais próximo de Ubatuba. É muito desgastante para os pacientes, pois a quimioterapia deixa a pessoa fraca, com enjôos e náuseas”.

Participação da Comunidade


A Sapo Uba está sendo mantida através de eventos, parcerias, venda de camisetas e contribuições de sócios. Ela está estruturada como Organização Social, Civil de Interesse Público (Oscip), um tipo de entidade que tem como característica fazer parcerias com o poder público e a iniciativa privada. Dentro dessa proposta, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma sala mobiliada e uma linha telefônica para que o grupo possa trabalhar. As pessoas que tiverem interesse em contribuir, conhecer ou participar da Sapo-Uba podem fazer uma visita ao Centro de Referências e Especialidades que fica na Rua Cunhambebe, 703, Centro. O telefone é 3836-2408

Informações sobre o câncer


Segundo o Hospital do Câncer, a principal instituição de ensino e pesquisas oncológicas, o câncer é uma doença que pode ser prevenida - pelo menos 70% dos tumores, dependendo dos hábitos e costumes do indivíduo. Para se ter uma idéia, somente o cigarro responde por um em cada três casos de câncer. Associado ao álcool, ambos são responsáveis por metade dos tumores existentes. A exposição ao sol entre 10h e 16h causa mais de 10% dos casos. Denise Fonseca afirma que um dos grandes entraves para a prevenção e a cura do câncer é ainda a falta de informação. “Esse assunto precisa deixar de ser tabu porque o acesso à informação é um dos principais aliados na luta contra o câncer”. PMU
Na foto: Sônia e Maria Joana, da Sapo-Uba.
Voltar ao índice