Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 17, 2006

Prefeitura combate a dengue

Prefeitura contrata dez Agentes de Controle de Endemias para combater a dengue

A Prefeitura de Ubatuba finalizou, na tarde da última terça-feira, as inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação emergencial de dez Agentes de Controle de Endemias. Os agentes serão contratados temporariamente, durante 180 dias, podendo se prorrogar por mais 180 dias. O objetivo da contratação é aumentar o número de recursos humanos para desenvolver ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue, evitando uma epidemia. Essa medida foi tomada após a constatação de que os casos autóctones de dengue aumentaram consideravelmente no município durante a última semana. Cerca de 300 pessoas se candidataram às vagas.
Além da contratação, uma série de medidas emergenciais foi aplicada nos últimos dias, resultando no estancamento do número de casos confirmados. Desde sexta-feira, dia 12, Ubatuba continua com 21 casos confirmados. Já o número de casos suspeitos subiu de 142 para 164. O prefeito Eduardo Cesar diz que a contratação do pessoal fará com que as ações se intensifiquem ainda mais.
“Os novos agentes somarão esforços com os antigos no sentido de orientar a população, entrar nas casas para ensinar como evitar criadouros, ajudar a fazer a nebulização, bem como proporcionar maior agilidade na vistoria detalhada de áreas infestadas pelo mosquito. Esperamos assim, com a ajuda da comunidade, eliminar o risco de epidemia em nossa cidade”.
O superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira afirma que, embora a Prefeitura esteja se esforçando para reverter o quadro de infestação do mosquito da dengue, a população também precisa mudar seu comportamento em relação ao problema. “A maioria das pessoas tem informação e sabe como evitar a incidência do mosquito, mas não toma as atitudes necessárias porque espera que os agentes subam no telhado para verificar as calhas e caixas d’agua, por exemplo. Ações como essas são obrigação de cada um de nós, um exercício de cidadania.” PMU

Voltar ao índice