Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 15, 2006

Festa de São Benedito

Continuação
CONGADA: Na tarde sexta-feira à cerimônia do levantamento do mastro com a bandeira de São Benedito marca o início da Congada de Ilhabela. São Benedito não é o padroeiro de Ilhabela, mas há quase dois séculos é o santo mais festejado pela população do município.
Durante a Festa de São Benedito serão realizados shows musicais, quermesse e a Congada, que é composta de missas, procissão e diversos “bailes”, que são realizados pelas ruas da Vila, nome pelo qual é conhecida a região central de Ilhabela.
De acentuada aculturação bantu, a Congada de Ilhabela representa dois grupos que se desentendem, por ambos quererem festejar a São Benedito. A dramatização acontece com partes faladas, cantos e danças ao som de atabaques e de uma marimba com teclado de madeira.
Todos aqueles que tomam parte na Congada de Ilhabela, congos e tocadores, o fazem por promessas suas ou de seus familiares. Os congueiros se consideram “escravos” de São Benedito e se dizem “promesseiros”. Eles nunca se apresentam em outra ocasião que não seja durante a festa em homenagem ao santo.


No sábado e domingo estará aberta a Ucharia, local onde é preparada a alimentação dos congueiros.

Sexta-feira, dia 19 de maio, às 17:00 horas, O início dos festejos é marcado pelo levantamento do Mastro, que mede 9,30 metros de comprimento. Todo ornamentado, de madeira, é pintado em cores fortes: branco, azul e vermelho, obedecendo a antigos padrões., é enfeitado com flores naturais e carregado nos ombros dos congos ao som da marimba, dos atabaques, do repicar dos sinos da Igreja Matriz e sob foguetório.
Às 18:00 horas, apresentação da Congada Mirim. Há participantes de todas as idades. Os meninos mais novos são, geralmente, filhos ou netos de congueiros, conhecendo, portanto, o enredo de representação desde pequeninos.
Às 19:00 horas, distribuição do Bolo de São Benedito em frente do Cruzeiro da Igreja Matriz.
Às 20:30 horas, Quermesse na rua São Benedito organizada pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, padroeira de Ilhabela.

No sábado, às 09:00 horas, Meia - Lua.
Antes de dar início à Congada - no sábado da Festa, os Congos se reúnem em frente à Colônia dos Pescadores, de onde saem em seus trajes e vão buscar o andor de São Benedito (que se encontra na Igreja Matriz) para, em seguida, percorrerem as ruas da Vila (centro histórico). O mesmo ritual é realizado no domingo de manhã, antes da Missa dos Congos.
Na “Meia - Lua”, os Congos percorrem as ruas da Vila ao som da marimba e dos atabaques. Enquanto quatro Congos revezam-se para carregar o andor, outros dançam na frente.
Fazem a formação de fila por dois, com os Fidalgos do Rei colocados junto do andor e os Congos do Embaixador indo e voltando, em passos corridos.
O Rei, o Embaixador e a Rainha vão à frente do andor. Ao chegar perto dos Fidalgos, todos desembainham as espadas e simulam uma luta, espada contra espada. Toda essa coreografia recebe o nome de “Meia - Lua”. Às 10:00 horas Baile de Congos pelas ruas do Centro da cidade (Vila). A Congada, propriamente dita, consta de partes faladas, dançadas e cantos e é apresentada em três partes chamadas de “Bailes”. O Primeiro Baile, que é realizado no sábado após a Meia - Lua, é chamado de Rodão (Roldão) ou Macamá (Macambá) que é a cantiga dos Congos de Baixo, quando vêm guerrear. O Segundo Baile é o Alvoroço, também chamado Jardim das Flores ou Baile Grande, em que há uma guerra bem forte. O terceiro Baile recebe o nome de São Mateus, quando o Embaixador é preso duas vezes. O rei é um personagem respeitado e obedecido na Congada. O reinado é transmitido por herança e só termina com a morte. A rainha é uma figura decorativa e renovada todos os anos, diferenciada de outras congadas que recordam a famosa rainha de Angola, do século XVII.
O embaixador, filho do rei, é educado entre os pagãos e por isso luta contra o pai, ocupando papel de destaque na Congada.
Às 12:30 horas, almoço dos congueiros, familiares e devotos de São Benedito na Ucharia, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda.
Devotos de São Benedito, preparando à comida na Ucharia.
Às 14:30 horas Baile de Congos pelas ruas da cidade.

QUERMESSE
Com os fins destinados à comunidade, a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda organiza de quarta a domingo a partir das 20h00, na Rua São Benedito no centro histórico, a Quermesse com barracas de comidas típicas, sorteios de prêmios e shows de música ao vivo.
Quarta-feira: show musical “Raízes da Ilhabela”.
Quinta-feira: espetáculo de dança com os alunos da FUNDACI.
Sexta-feira apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela, espetáculo de dança e show musical ”Pronúncia no Olhar”.
Sábado: show musical “Encontro Sertanejo”.
Domingo: show musical “Mídia Banda Show”.

FESTA RELIGIOSA
Na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, dias 18, 19 e 20, às 19h30 Missa Tríduo em honra ao Santo.
Dia 21, domingo, às 8h30 Procissão de São Benedito pelas ruas do Centro Histórico seguida de Missa Festiva na Igreja Matriz.
Às 18h30 Missa Festiva na Igreja Matriz, seguida de Procissão pelas ruas da Vila, culminando com Show Pirotécnico.


Sandra Colaferri
Pastoral da Comunicação

Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda
Tel (012) 3896-1293 /9715-5646


Voltar