Total de visualizações de página

sábado, maio 27, 2006

Inauguração da Casa do Brinquedo

Casa do Brinquedo abre suas portas nesta segunda

Um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança ubatubense compõe o cenário de fantasia da Casa do Brinquedo

A unidade fixa da Casa do Brinquedo será inaugurada nesta segunda-feira, dia 29, data em que é comemorado o Dia do Brincar. Isso significa que as crianças de Ubatuba terão um espaço especial para elas, cheio de diversão e centenas de brinquedos. A base fixa complementará o projeto itinerante já existente, desenvolvido pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade do Estado e do Município,
Antes da inauguração, às 13h30, auxiliares de serviços infantis da rede municipal de ensino assistirão a uma conferência com a mestra em metodologia do ensino pela Unicamp, Adriana Friedmann. Ela falará sobre a importância do brincar na formação do indivíduo, numa palestra intitulada “Brincar – Linguagem da Criança”. Depois da conferência, às 16h30, cerca de 80 crianças inaugurarão a Casa do Brinquedo, numa solenidade onde estarão presentes diversas autoridades do Vale do Paraíba e região.
Um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as peculiaridades e características da realidade que cerca a criança ubatubense compõe o cenário de fantasia da Casa do Brinquedo. Serão seis tendas temáticas, com centenas de objetos, diferentes tipos de brinquedos, capazes de encantar qualquer criança de 4 a 12 anos.
Quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço e muito mais.

Funcionamento


A princípio, a Unidade Base da Casa do Brinquedo funcionará durante dois dias da semana, na segunda e na quarta-feira, sendo que o primeiro é livre e aberto ao público e no segundo, os atendimentos serão feitos por meio de agendamento. Durante os outros dias da semana, o projeto segue com suas atividades itinerantes.
Na segunda-feira, o atendimento ao público funcionará em quatro horários, das 8 às 9:30h, das 10 às 11:30h, das 13:30 às 15h e das 15:30 às 17h. Na quarta-feira, o horário de funcionamento é praticamente o mesmo, com a diferença que não existe o último horário. Nesse dia, o atendimento é voltado para turmas de colégios municipais, estaduais e particulares, bem como entidades e ongs. Os grupos deverão ter, no máximo, 80 crianças por horário, com agendamento prévio.
Para as crianças que irão brincar na segunda-feira, os pais ou responsáveis de crianças que têm até 12 anos, deverão fazer um cadastro, levando foto e RG ou certidão de nascimento. Crianças abaixo de 5 anos só poderão permanecer na Casa do Brinquedo com a presença dos pais ou responsáveis. As inscrições podem ser feitas todas as terças-feiras, das 8:30 as 11:30h e das 14 às 16:30.
Nos dias restantes, a Casa do Brinquedo continua em sua versão itinerante, visitando escolas do Camburi à Maranduba. “A criação da Casa do Brinquedo “A Onda é Brincar” nesta gestão, revela o nosso cuidado com o futuro cidadão. É tratando a criança com respeito, carinho e propiciando a ela seus direitos de criança é que teremos, no futuro, cidadãos conscientes e preparados para construir uma cidade justa e digna de todos os seus moradores”, enfatiza o prefeito Eduardo Cesar.

Brincar é importante


A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, afirma que esse projeto surgiu do reconhecimento da importância do brincar e das diversas circunstâncias que, muitas vezes, impedem que as crianças possam realizar essa atividade. “As crianças, hoje em dia têm sofrido privação do brincar, por uma série de fatores. Seja por falta de companhia, pela situação financeira ou pelo perigo das ruas. Os próprios pais e educadores banalizaram a brincadeira, dando preferência para o brincar pedagógico. Nós estamos criando um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Renata explica ainda que brincar, para a criança tem uma função que extrapola a diversão. Segundo ela, a criança aprende a viver brincando.
“A Casa do Brinquedo foi especialmente pensada e desenvolvida para que a criança aprenda a lidar com o mundo, a conviver, fazer amigos, saber emprestar, escolher, perder, esperar. Quando essas experiências são vividas na infância, o indivíduo se torna muito mais flexível, equilibrado, tem mais facilidade para lidar com as frustrações. Estudos mostram que parte da agressividade dos adolescentes tem relação com a frustração de não ter podido brincar durante a infância”.
A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos, ligue para: 3832-1608. PMU

Voltar ao índice