Total de visualizações de página

sábado, maio 13, 2006

Reunião discutiu problemas de Itamambuca

Prefeito reúne mais de cem pessoas para esclarecimentos em Itamambuca

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve na última quinta-feira, 11, reunido com representantes de associações de bairro da Itamambuca e região para discutir os problemas que afetam a população daquele local. Mais de cem pessoas estiveram presentes no encontro que teve o objetivo de esclarecer as dúvidas da comunidade, principalmente em relação ao congelamento de áreas irregulares, já que o Recanto Itamambuca foi um dos locais congelados pela Prefeitura por ser considerado parcelamento irregular de solo. Além do prefeito estiveram presentes na reunião a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, o responsável pela comissão de congelamento Claudinei Salgado, o coordenador do Programa Saúde da Família em Ubatuba, Érico Vasconcelos e, representando a Câmara Municipal, o assessor do vereador Claudinho Gulli, Maurício Domingues da Costa.

Falta de água tratada e conseqüências para a saúde

O presidente da Sociedade Amigos do Recanto Itamambuca (SARI), Renato Vella, abriu a reunião com uma apresentação sobre as principais atuações da sociedade em parceria com a Prefeitura, como manutenções no bairro, construções e lixeiras e instalação de luminárias. Em seguida, o coordenador do PSF, Érico Vasconcelos apresentou um panorama das características populacionais e da situação da saúde em Itamambuca, que tem cerca de 2500 habitantes, segundo pesquisa feita pelos agentes comunitários. Érico falou sobre o problema da falta de água tratada (41% dos domicílios não possuem tratamento) e das conseqüências disto para a saúde da comunidade: diarréias, verminoses, etc. Outro dado importante é que, devido a 81% do abastecimento local provir de nascentes e cachoeiras, a água não contém o flúor, o que acarreta em um índice 60% maior de cáries naquela região, em comparação com o centro da cidade.

Esclarecimento e aprovação

Principal alvo da reunião, o congelamento de áreas irregulares foi o foco da apresentação de Claudinei Salgado, que é também assessor adjunto de gabinete. Foi apresentada uma explicação detalhada sobre todo o processo de congelamento e dos benefícios que as ações trarão para o município em geral e também para as pessoas que residem nos locais congelados, já que depois de realizado todo o processo, elas passarão a morar em um local regularizado, adequado à legislação. Claudinei Salgado explicou para a platéia atenta que o congelamento é um processo provisório, que acontece apenas até que haja a regularização. O resultado foi a população esclarecida sobre as principais dúvidas que faziam com que o congelamento, por falta de informação, fosse temido e rejeitado. Ao fim da reunião, a comunidade entendeu que a Prefeitura está empenhada em fazer com que suas moradias passem a ser devidamente regulamentadas.

Transparência

Para o prefeito Eduardo Cesar, uma reunião como esta, que aconteceu na Pousada Canto da Itamambuca, “mostra a transparência do governo municipal e a vontade de acertar, sempre ouvindo a comunidade, olhando nos olhos das pessoas e tentando encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida no nosso município”. Outro aspecto apontado pelo prefeito foi a presença maciça dos moradores e das associações de bairro. “Foi uma reunião extremamente importante em vista do número de pessoas participantes”, disse Eduardo Cesar, que respondeu cada pergunta a ele direcionada, procurando esclarecer todas as questões levantadas, no intuito de não deixar dúvidas quanto à boa vontade de toda a equipe da Prefeitura. “Quero no futuro poder olhar para trás e ver como conseguimos avançar e mesmo que eu não consiga resolver o problema das áreas irregulares no meu mandato, o próximo prefeito encontrará a situação controlada. O prefeito é empregado da comunidade: com boa vontade e aplicando dinheiro de forma correta é possível realizar muitas melhorias na cidade”, finalizou Eduardo Cesar. PMU

Voltar ao índice