Total de visualizações de página

sábado, maio 27, 2006

Seminário do Terceiro Setor

Ubatuba terá seminário de incentivo ao Terceiro Setor

O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que têm como objetivo gerar serviços de caráter público

Acontece, nesta segunda-feira, dia 29, um seminário que pretende levar ao conhecimento de empresários e da comunidade em geral, a utilização do terceiro setor como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. O evento, que será realizado na Câmara Municipal, a partir das 19h, será comandado pelo assessor do Sistema de Apoio Institucional, Takashi Yamauchi, uma autoridade no assunto, uma vez que ele atua há mais de 30 anos na Gestão do Terceiro Setor. O seminário terá como tema: “Terceiro Setor e sua Aplicação” dando ênfase para o formato Organização da Sociedade Civil com Interesse Público (Oscip).
O seminário é destinado a um público diverso, incluindo profissionais de recursos humanos, gestores de responsabilidade social, contadores, advogados, auditores e tributaristas, empresários, gestores de ONG’s, associações e cooperativas, exportadores egestores de serviços públicos em geral.
Serão abordados temas como resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), legislação brasileira sobre renúncia fiscal, forma de implantação e de gestão de programas de responsabilidade social nas empresas, balanço social e balanço Ambiental, formas de parceria entre empresas e organizações do terceiro setor, gestão da responsabilidade social, interface do setor público com organizações do Terceiro Setor e Certificação social SA 8000 e NBR 16.001.

Entendendo a função do terceiro setor


O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
O presidente da Associação Nova Mente, Novo Corpo, Fernando Antunes, explica que o papel da sociedade na resolução de seus problemas é essencial.
“O governo não tem condições de administrar todas as questões pertinentes à comunidade. As pessoas que tiverem interesse em contribuir de alguma forma podem, assim, contar com o seu apoio. Qualquer empresa pode investir em saúde educação e meio ambiente. O governo federal está abrindo as portas para que a sociedade administre suas próprias questões”.
O seminário está sendo promovido pela Associação Nova Mente, Novo Corpo, de Ubatuba, com o apoio do Sistema de Apoio Institucional (Siai) do Instituto de Fomento ao Conhecimento Infoc, da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Câmara Municipal de Ubatuba. As inscrições serão realizadas no dia e no local do evento, ou pelo telefone (13) 3313-2210. Os organizadores estão pedindo, como ingresso, um quilo de alimento não perecível. PMU

Voltar ao índice