Total de visualizações de página

sábado, maio 13, 2006

Cuidados para evitar epidemia de dengue


A nebulização é uma das formas de dificultar a reprodução dos mosquitos

Prefeitura mobiliza secretarias para evitar epidemia de dengue

O número de casos confirmados e suspeitos de dengue aumentou consideravelmente desde a última semana. Agora são 21 casos confirmados, sendo que um deles teve seu exame inconclusivo. O número de suspeitos subiu para 142. Dos confirmados, 16 são autóctones, ou seja, contraídos no município e quatro são importados. Diante desse quadro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando prioridade absoluta para o controle de vetores e eliminação de mosquitos Aedes aegypti, evitando que a situação se agrave.
Agentes de Controle de Vetores, de Simulídeos, de Saúde da Família, bem como todos os profissionais de saúde da família foram mobilizados para agir junto à comunidade no bloqueio e controle de vetores. Serão feitas vistorias minuciosas nas casas, inclusive em calhas e caixas d’água. Paralelamente, a nebulização continua nos bairros onde foram detectados casos positivos, ou seja, Itaguá, Centro e Ipiranguinha. A Vigilância Sanitária foi orientada a fazer autuações e notificações que poderão acarretar em multas aos imóveis que estejam sendo negligentes em relação à eliminação de criadouros. Além disso, todas as secretarias estão sendo orientadas para colaborar, fornecendo carros e funcionários para a ação.
O prefeito Eduardo César lembra que a situação é grave, mas que ainda está em tempo de controlar, se houver a colaboração de toda a comunidade. “A luta contra a dengue é uma obrigação de todos nós. A prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis, mas se cada cidadão não fizer a sua parte no sentido de eliminar o mosquito, nossos esforços serão em vão”.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, em torno de 38,5 a 39º e dores no corpo, podendo ser acompanhadas de manchas no corpo, coceira e pruridos. A Secretaria de Saúde orienta à população a procurar as equipes de Saúde da Família em seus próprios bairros, caso haja sintomas como esses, tomando cuidado para não confundir a dengue com gripe, que tem sintomas parecidos, mas apresenta corizas, tosses e outros sintomas característicos.

Prevenir é a solução


A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.


- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. PMU

Foto: Adriane Ciluzzo
Voltar ao índice