Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 24, 2006

Mutirão de mamografia

Última semana para mulheres ubatubenses se inscreverem no mutirão de mamografia

Esta semana é a última para mulheres acima de 45 anos agendarem seus exames de mamografia. Das mil vagas previstas, 800 já foram agendadas. As 200 restantes serão agendadas para o final de semana dos dias 3 e 04 de junho. Além da idade, o pré-requisito para solicitar o exame é tê-lo feito pela última vez há mais de um ano. As mulheres interessadas devem procurar os postos de saúde próximos às suas residências e fazer o pedido médico. No dia do exame, que será realizado na Clínica Imagem, é preciso levar o pedido, juntamente com o RG.
O mutirão de mamografia está sendo realizado desde o dia 17, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio de suas secretarias de saúde. No ano passado, foram realizados 900 exames, através do mesmo programa. Este ano, se o número de mulheres acima de 45 anos não atingir a meta, o que é pouco provável, de acordo com a Secretaria de Saúde, mulheres acima de 40 também poderão se inscrever para fazer a mamografia.
A superintendente de avaliação e regulação Dra. Dilei de Brito explica que o objetivo do mutirão é, além de atender à demanda reprimida no município, promover a prevenção e o diagnóstico precoce. “Quanto antes um possível nódulo for detectado, maior a chance de cura. Por essa razão, é muito importante que todas as mulheres acima de 45 anos realizem a mamografia todos os anos”. PMU

Voltar ao índice