
Luiz Cláudio Graglia, "Huka" representará Ubatuba na terra de EL Cid
Ironman da Espanha terá dois representantes ubatubenses
No próximo dia 20 de maio acontecerá, nas ilhas Canárias, Espanha, o Ironman Lanzarote, considerado o mais difícil do mundo. A Ilha de Lanzarote receberá mil atletas de todo planeta, que enfrentarão o maior desafio do triatlhon: muito calor, vento e subidas alucinantes no ciclismo. O Brasil conta com três triatletas, sendo que dois deles são de Ubatuba.
Luiz Cláudio Graglia, mais conhecido como Huka, participará do seu nono Ironman e Ramiro Godinho, que fará sua segunda prova nessa distância. O terceiro competidor é Carlos Paiva, de São José dos Campos, que irá completar seu 12º Ironman. Nossos triatletas nadarão 3,8 km, percorrerão 180 km de ciclismo em uma trajetória considerada a mais difícil de todas as provas de ironman e correrão mais 42 km para completarem o desafio.
A expectativa, segundo Huka, é terminar a prova em, no máximo onze horas, se tudo ocorrer “dentro da normalidade”, mas a prova pode ser cumprida em até 24h. Em 2001, Huka já participou do “Ironman Lanzarote” terminando a prova em 10h e 40’, conquistando uma vaga para um Ironman mundial no Hawaii. Huka conta que fazer ironman é um estilo de vida que ensina muitas lições no cotidiano. “São meses de treino, subindo serra de bicicleta, percorrendo longas distâncias de corrida e nadando em piscina e no mar. No momento da prova, você é obrigado a suportar dores, câimbras, pressão baixa. Nessas situações, você respira, se recompõe e continua. Na vida é a mesma coisa. Só de completar a prova já é uma grande vitória”.
O “Ironman Lanzarote” é uma competição classificatória para o mundial que acontece em outubro no Hawaii. A prova oferece 60 vagas distribuídas por categorias de idade e mais 50 mil euros em premiação. PMU
Voltar ao índice