Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 24, 2006

Combate à dengue

Ações de combate à dengue apresentam resultados positivos

O número de casos confirmados de dengue não aumentou desde a última sexta-feira, dia 12. Ubatuba continua com 21 casos, sendo que um deles ainda é inconclusivo. O número de casos suspeitos, atualmente, é de 196. Desde que foram confirmados os dois primeiros casos autóctones da doença, no dia 24 de abril, a Prefeitura vem tomando medidas enérgicas no combate ao mosquito. As ações estão concentradas principalmente nos bairros mais atingidos. Dos 21 casos autóctones, 16 são do Itaguá e cinco do Centro.
Numa ação conjunta entre diversas secretarias municipais, o Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde está coordenando uma série de procedimentos emergenciais. Limpeza de terrenos, nebulização, campanhas audiovisuais de conscientização, treinamentos para profissionais da área da educação, reuniões com pais de alunos, mutirões de limpeza e visitas a casas são algumas das ações que podem ter contribuído para que os números não tenham aumentado.
Embora as notícias sejam boas, o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira alerta à população que as ações de prevenção precisam continuar. “Tudo indica que o vírus da dengue foi bloqueado e a situação está sob controle, mas nós não podemos afirmar que o risco de epidemia não existe mais. O problema da dengue está presente em nossas vidas, precisamos estar sempre atentos a essa questão, não permitir que haja criadouros em nossas casas. Volto a dizer que a única forma de prevenir é não permitir que o mosquito se desenvolva”.
O prefeito Eduardo César reforça o pedido à população, dizendo que “a luta contra a dengue é uma obrigação de todos nós. A prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis, mas se cada cidadão não fizer a sua parte no sentido de eliminar o mosquito, nossos esforços serão em vão”.


Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.


Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d’água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. PMU
Voltar ao índice