Total de visualizações de página

sábado, maio 20, 2006

Reunião no Ubatumirim

Prefeitura esclarece dúvidas no Sertão do Ubatumirim

O prefeito ouviu as reivindicações dos moradores e agendou uma nova reunião para o próximo mês

Em mais uma demonstração de transparência e de governo participativo, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido com cerca de cem moradores da região do Sertão do Ubatumirim para esclarecer assuntos que estariam causando dúvidas àquela comunidade. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira, 18, com a presença dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Arquitetura e Planejamento Urbano, Turismo e Agricultura, Pesca e Abastecimento, além da assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel e do administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior. Os vereadores Charles Medeiros e Jairo dos Santos também compuseram a mesa de autoridades e elogiaram a iniciativa da prefeitura.
O prefeito lembrou, logo no início da reunião, a importância de encarar os problemas das comunidades de frente e com honestidade: “trouxe a minha equipe reunida para tratarmos de assuntos importantes. Quero poder continuar andando de cabeça erguida e por isso esclareceremos todas as dúvidas que surgirem”. O principal assunto tratado na reunião foi esclarecer o motivo da visita do Ibama, que sobrevoou a praia do Ubatumirim para detectar ocupações irregulares. O objetivo foi esclarecer para a comunidade que não existe nenhuma ação de demolição ou processo de congelamento na região do sertão.

Obras


Os moradores, que compareceram em grande número à reunião, aproveitaram a visita do prefeito e sua equipe para tirarem dúvidas referentes a assuntos diversos. O secretário de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, falou sobre o embargo da usina de asfalto, explicando para o público presente a atual situação do município, que aguarda o licenciamento ambiental para poder funcionar. “Estamos realizando trabalhos paliativos, mas quando a quantidade de asfalto é grande, fica difícil”, disse João Paulo. Mesmo assim o prefeito assumiu compromisso com os moradores que logo que for liberada a usina, a prioridade será a estrada do Sertão do Ubatumirim. “Não vou precisar datas porque meu estilo de trabalho é poder andar na rua e olhar nos olhos de qualquer um. Mas daqui um mês voltaremos aqui para trazer novidades”, disse o prefeito.
Reivindicações quanto à luz elétrica, construção e manutenção de pontes, alargamento da estrada, iluminação pública, produção agrícola e telefone foram levadas ao prefeito, que atendeu cada morador, procurando esclarecer as dúvidas, mesmo quando o assunto não era da alçada da Prefeitura. “Estou aqui como agente público para melhorar a vida das pessoas. Elas devem entender que estamos do mesmo lado e quando a sociedade se organiza e se une, temos mais argumentos para lutar por aquilo que desejamos”, enfatizou Eduardo Cesar, pedindo a união dos moradores e aproveitando para convidá-los para o evento de lançamento do Plano Diretor Participativo, que acontece na segunda-feira, 22, às 18h30 no salão da Igreja São Francisco.

Turismo


O secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, explanou aos presentes sobre a importância de uma comunidade tradicional, como é o caso do Sertão do Ubatumirim, ter consciência que o turismo é uma grande fonte de renda. “Turismo dá dinheiro e é uma ferramenta extremamente importante que pode trazer muito mais renda em um dia do que em muitos dias de trabalho na roça”, disse Felipe, explicando que o turista deve ser sempre muito bem tratado, pois dele pode vir a alternativa para os problemas sociais dali. “O turista quer ver a cultura, os costumes e o folclore do caiçara. Mostrando a simplicidade e o valor de vocês poderemos atrair gente do mundo inteiro”, acrescentou o secretário, que deu exemplos como as lindas cachoeiras do Sertão do Ubatumirim e a enorme variedade de pássaros, que faz de Ubatuba um dos melhores locais para observação das aves em todo o mundo, como foco para aproveitamento turístico. “Este sertão tem belezas que o próprio caiçara desconhece”. Felipe ofereceu também a realização de uma oficina do Sebrae sobre sensibilização em relação ao turismo para aquela comunidade. PMU
Voltar ao índice