Total de visualizações de página

sábado, maio 27, 2006

Pacientes com câncer têm sede de apoio

Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos inaugura sua sede com novas perspectivas

A inauguração da sede da Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba (Sapo-Uba), realizada na última sexta-feira, dia 19 foi marcada por novas idéias e perspectivas para um futuro próximo. Mais de 50 pessoas, entre associados, membros da comunidade e autoridades municipais formaram uma mesa redonda para discutir questões do câncer no município. A Sapo-Uba está funcionando no Centro de Referências e Especialidades da Secretaria de Saúde, que fica na rua Cunhambebe, no centro da cidade.
Durante a discussão, foram ressaltadas as realizações da Sapo-Uba até o presente momento e as necessidades mais urgentes dos pacientes oncológicos moradores de Ubatuba. Representando a prefeitura, participaram da discussão o vice-prefeito, Domingos dos Santos; o chefe de gabinete, Délcio Sato; o secretário de Saúde, Marcos da Silveira e o coordenador do Programa de Saúde da Família, Érico Vasconcellos. Entre as principais dificuldades relatadas, a principal delas é a falta de um profissional especializado no município e o tratamento em cidades distantes. Os pacientes com câncer buscam tratamento em São José dos Campos ou Jacareí.
Segundo Denise Fonseca, um dos membros da diretoria da Sapo-Uba, a mesa redonda foi produtiva, houve uma maior sensibilização por parte do poder público. Ela afirma que a coesão do grupo, aliada à participação da comunidade e o apoio do governo são fatores capazes de trazer grandes benefícios. “A Prefeitura já tem nos dado um grande apoio. Agora, o Dr. Marcos expressou um grande interesse em implantar tratamento de quimioterapia em Ubatuba, em parceria com a Sapo-Uba. Isso já seria um grande avanço para nós”.
Além disso, foi colocada em pauta também a realização de uma grande campanha de anti-tabagismo em Ubatuba, em parceria com o Programa de Saúde da Família. O grupo também está estudando formas de agilizar os resultados de exames preventivos, como o papanicolau. Outra boa notícia é o fato de que a Sapo-Uba, ainda este ano, poderá entrar com formalização da entidade como “Organização da Sociedade Civil com Interesse Público” (Oscip), passando a receber verbas públicas. PMU

Voltar ao índice