Total de visualizações de página

domingo, maio 14, 2006

Bolívia: O desafio do desenvolvimento sustentável

Continuação
Será que um pai ou uma mãe teria coragem de usar inadequadamente um recurso se soubesse que esse uso iria impedir a vida de seus filhos ou causar a morte deles?
É este o desafio que o mundo moderno tem que enfrentar pois hoje temos consciência que grande parte dos recursos naturais são finitos e se não soubermos usá-los não haverá condições de vida para as próximas gerações.
Todos sabem que a Bolívia é um dos países mais pobres das Américas; portanto a instalação de uma usina siderúrgica poderia criar novos empregos e verbas para o país. No entanto, o local onde ela seria construída é próxima ao Pantanal, um dos mais ricos ecossistemas do mundo e patrimônio da humanidade. Cada vez mais o Pantanal se afirma como um dos destinos prediletos dos turistas, proporcionando a abertura de muitos postos de emprego e geração de renda para a população local.
Os metais são recursos que estão em extinção e o processo de extração e transformação é altamente poluidor. As medidas para reduzirem a poluição geralmente encarece m o processo de produção e, muitas indústrias, para se livrarem das leis que obrigam a instalação de recursos para a redução da poluição, buscam países onde a mão de obra é mais barata, a legislação é mais branda ou onde a possibilidade de corrupção dos agentes fiscalizadores seja mais fácil.
O próprio Evo Morales afirmou que a instalação da indústria vai contra as leis do país e a obrigação do governo é zelar para que as leis sejam cumpridas. Se a empresa estava num estágio avançado de construção, algo deve ter ocorrido nesse meio de campo. Será que os funcionários ou instituições responsáveis pela fiscalização não viram a construção da indústria?
A miséria e a luta pela sobrevivência cotidiana, muitas vezes leva o povo a apoiar ações que podem comprometer a sua própria sobrevivência futura, como vimos nas ações de apoio à permanência da empresa; portanto, essa é uma decisão que não é fácil de ser tomada porque sempre desagradará alguns.
O Brasil é um país muito maior que a Bolívia e que possui um grande número de jazidas minerais; então, fica a pergunta: por que essa firma deixou de construir aqui para construir na Bolívia.
* Rui Alves Grilo é professor do Deolindo


Voltar