Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 19, 2006

Conselhos Regionais

Continuação
Para completar, estivemos presentes no “Programa de Qualificação em Planejamento Estratégico de Turismo”, parte integrante e fundamental da “Jornada de Desenvolvimento do Turismo Paulista”, realizado nos dias 12 e 13 p.p. na Fundação Getúlio Vargas. Este seminário possui valor absolutamente histórico, pois marca, em caráter definitivo, o início do processo de regionalização estadual do turismo, evento patrocinado pela Secretaria Estadual de Turismo, através do secretário Fernando Longo.
Na ocasião, houve o lançamento do Portal da Secretaria de Turismo, que entrará na Web por ocasião do Salão Brasileiro de Turismo – Roteiros do Brasil (a ser realizado de 02 a 06 de junho), onde nosso estande (estadual), terá como tema ”SÃO PAULO É TUDO”. A proposta do conceito é ambiciosa, promovendo a idéia de se conhecer o Brasil sem sair de São Paulo.
Durante o programa da FGV-SP, foram apresentadas várias palestras, como marketing no turismo, a importância das agências e operadoras, e o novo calendário estadual de turismo (onde teremos oito feiras, ou seja, uma em cada macroregião, forma que a Secretaria de Turismo dividiu o Estado, sendo que a nossa, conhecida como “VERTENTE OCEÂNICA NORTE”, é composta por 39 municípios e será realizada na segunda semana de julho na Cidade de Campos do Jordão).
Estes eventos serão amplamente divulgados pela imprensa em geral, inclusive pela Rede Globo. No segundo dia de atividades, as tarefas foram eminentemente técnicas, ou seja, passamos informações sobre a situação de nosso Município e suas necessidades, onde os conhecimentos do Secretário Luiz Felipe nos facilitaram sobremaneira. Como próximo passo, dados complementares serão enviados pela Secretaria de turismo de Ubatuba para a FGV, e com eles, os professores da Fundação Getúlio Vargas criarão uma proposta de Planejamento Estratégico da Macroregião, o qual deve coincidir com o nosso Plano Diretor dando, portanto, ainda mais valor para sua efetivação. Teremos também, em breve, um curso de capacitação para elaboração de projetos e identificação de órgãos financiadores. Estes projetos deverão passar pelo Conselho de Turismo Municipal, pelo Conselho da Macroregião e finalmente pelo Conselho Estadual, o qual dará o devido encaminhamento.
Diante dos fatos expostos, torna-se real a concretização do sonho do turismo enquanto mola propulsora do desenvolvimento sócio econômico municipal, mas de igual modo, do turismo regional. Não posso deixar de destacar, que durante a palestra do Sr. José Zuquim, presidentes da BRAZTOA (órgão que congrega as operadoras de turismo no Brasil, mas que é um braço de uma organização de operadoras do mundo inteiro), fomos apresentados aos resultados da pesquisa realizada pela conceituada empresa Chias Marketing, a pedido do Ministério do Turismo. Neste trabalho, o Circuito Litoral Norte Paulista (que abrange as quatro cidades da região), recebeu classificação internacional, e será um dos únicos produtos com esta classificação que o Ministério irá apresentar durante o Salão de Turismo.
Mas, de nada adianta apresentarmos tantos resultados e situações concretas, se o nosso trade e as nossas associações não se unirem, se não acreditarem que chegou a hora de arregaçarmos as mangas. Vamos dar um basta às reclamações politiqueiras, vamos dar um basta na onda de negativismo que nos assola há tantos anos.
O momento é de trabalho sério, de envolvimento, de esquecer a malfadada “fogueira de vaidades”, para que juntos, possamos sair do ocaso em que nos encontramos há tanto tempo.
“SEM PARTICIPAÇÃO, NÃO CABE RECLAMAÇÃO”


Fernando Pedreira
Conselho Regional de Turismo


Voltar