Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 24, 2006

Observação de pássaros

Curso de observação de pássaros é preparação para evento internacional

O evento Ubatuba Bird, que acontecerá em outubro, deverá atrair observadores de pássaro do mundo todo

Dias claros de outono, a natureza de Ubatuba esbanja beleza e diversidade. Uma característica da cidade, pouco conhecida pelo grande público, começa a ganhar evidência em um grupo diverso. Ubatuba é um dos melhores pontos de observação de pássaros do mundo, justamente por ser preservada e possuir uma grande biodiversidade. Durante o último final de semana, entre os dias 19 e 21, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou um curso de Observação de Pássaros que reuniu 21 pessoas, entre monitores e guias de trilhas, fotógrafos, artistas, pessoas da terceira idade e donos de pousadas.
O curso começou na sexta feira com uma aula teórica, ministrada pela bióloga Soraya Pieroni, falando sobre os aspectos biológicos das aves, incluindo informações sobre evolução, morfologia, taxionomia, hábitos e formas de identificação. No sábado e domingo, o grupo foi a campo, comandado pelo observador Paulo Boute. Os pontos escolhidos foram uma trilha e um ponto de atração no sítio de Jonas D’Abronzo, no Sertão da Folha Seca e o Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Raridade


Ao longo do caminho, Boute foi explicando o que é um guia de observação e quais são as oportunidades no mercado de trabalho para esse profissional. Além disso, ele falou sobre o potencial turístico da avifauna de Ubatuba e sobre o impacto positivo do recente avistamento da Calyptura cristata para o turismo de Ubatuba. Embora esse fato pareça irrelevante para a maioria das pessoas, para os observadores de pássaros do mundo todo, pode significar uma grande realização. A ave foi avistada apenas duas vezes em 200 anos e já havia sido considerada extinta, quando foi vista pela terceira vez, depois de cem anos, em Ubatuba, pelo alemão Martin Schaeffer, no início deste ano.
A Calyptura está entre as 50 espécies mais raras do mundo. Segundo Carlos Rizzo, coordenador do Curso de Observação de Pássaros, não existe registro fotográfico ou sonoro da ave. “O sortudo que conseguir uma simples pose, terá um valor histórico, o primeiro a fotografar a ave pode vendê-la por uma boa bagatela em dólares”. Até hoje, o pequeno pássaro, de penas amarelas, brancas, vermelhas e pretas só foi retratado por meio de ilustrações.
O aquarelista Franklin Espindola, de Ubatuba, fez um “retrato-falado” da Calyptura, partindo de informações dadas por Rizzo e por desenhos antigos da ave. O artista participou do curso e afirma que foi muito enriquecedor. Ele conta que foi uma surpresa para ele saber que muitas pessoas no mundo todo praticam a observação de pássaros. “Nunca imaginei que as pessoas se interessassem por isso, viajar o mundo para observar pássaros, tirar fotos, filmar... Eles têm equipamentos fabulosos, binóculos e máquinas fotográficas potentes. Nós temos a matéria prima, a biodiversidade, nossas espécies endêmicas e toda a nossa natureza que encanta a qualquer visitante”.

“Ubatuba Bird”, um evento internacional


Esse curso é uma preparação para o evento “Ubatuba Bird”, uma semana de observação e contagem de pássaros que será promovido pela Prefeitura, e acontecerá em outubro. Este ano o evento terá um incremento muito maior na atração de turistas internacionais em busca da confirmação do avistamento da Calyptura cristata. A notícia do seu avistamento em Ubatuba deverá esquentar a temporada de observação de aves iniciada a partir de maio.
A Prefeitura Municipal, através da SMMA, deverá instalar torres de observação em diversos pontos do município para facilitar a procura da Calyptura cristata dado que ela é uma ave de topo das árvores e seu avistamento a partir do chão é quase impossível.
Este foi o primeiro dos cursos previstos que, até outubro deverá exigir uma atividade mensal do grupo de alunos. Estão incluídas palestras junto aos diversos setores do receptivo de Ubatuba, desde donos e funcionários de Hotéis e Pousadas, garçons, motoristas de táxis e vans inclusive com palestras junto às polícias locais no atendimento de emergências junto ao turista observador de aves. PMU

Voltar ao índice