Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 31, 2006

Dia do Meio Ambiente

Ubatubenses poderão adotar árvores no Dia do Meio Ambiente

No Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Elektro, promoverá no calçadão da Av. Dona Maria Alves uma ação voltada à arborização urbana. Serão distribuídas mil mudas de árvores adequadas para espaços urbanos. As pessoas que quiserem adotar uma árvore nesse dia receberão orientações sobre a forma e local corretos de se plantar. Será feito também um cadastro da muda, para saber o destino que será dado àquela árvore. Essa ação faz parte de um trabalho de conscientização e sensibilização.
Nesse mesmo evento, serão distribuídos folders explicativos sobre as atividades, funções e projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dicas sobre como preservar o planeta. No estande, haverá também uma caixa para que os transeuntes dêem suas sugestões sobre como preservar e colaborar para a manutenção do meio ambiente.

Por que plantar uma árvore?


As árvores funcionam como um filtro que reduz o gás carbônico da atmosfera e, conseqüentemente, a poluição do ar. Elas ajudam a manter o clima mais fresco, amenizando a temperatura e oferecendo sombra. Além disso, as árvores diminuem o impacto das chuvas sobre o solo, evitando buracos e erosões. Para o ecossistema, elas servem de abrigo para as mais diversas espécies de insetos, répteis e aves. Por último, muitas delas produzem frutos e embelezam com suas flores o nosso meio ambiente.
Ao plantar uma muda pequenina, é preciso observar alguns aspectos para que a planta adulta não cause transtornos e precise ser retirada. Em primeiro lugar, é necessário escolher árvores de pequeno porte e raízes superficiais se desenvolvam sem causar prejuízo às calçadas, ruas, encanamentos e fiações. O plantio correto permitirá a coexistência com as redes aéreas e eficiência da iluminação pública. É preciso também observar a proximidade da árvore em relação à casa e aos muros, pois ela poderá causar rachaduras e interferências em futuras ampliações. PMU

Voltar ao índice