Total de visualizações de página

quarta-feira, maio 03, 2006

Ubatuba inaugura ciclofaixas


Muita gente fez questão de participar da volta inaugural do novo circuito

Ciclofaixas são inauguradas com festa

As ciclofaixas das ruas Conceição e Thomaz Galhardo, no centro da cidade, foram inauguradas ontem, 1º de maio, com uma manhã de recreação e música. O prefeito Eduardo Cesar, acompanhado de integrantes do Clube de Ciclismo da cidade e de vários secretários municipais e membros da comunidade, pedalou pelas ciclofaixas perfazendo todo o trajeto já implantado até agora. “As ciclofaixas garantem uma segurança muito grande para o ciclista”, comemorou o prefeito.
Presente à inauguração, o diretor executivo da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares, Moacyr Alberto Paes, parabenizou Ubatuba pela iniciativa. “Achei fantástico o projeto da Prefeitura, principalmente porque sabemos que a cidade tem um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, disse Moacyr. “Estive em Ubatuba há um ano, quando se iniciou as discussões e pude observar que o trânsito era caótico, principalmente nestas duas ruas centrais. E agora percebo que os ciclistas já utilizam a ciclofaixa com naturalidade e o trânsito está completamente diferente”, afirmou. O diretor da Abraciclo também considerou extremamente importante o pioneirismo de Ubatuba ao se referir ao Programa Cicloviário, que agora poderá levar sua experiência para as outras cidades do Litoral Norte.


Segurança e Disciplina

Para o prefeito Eduardo Cesar, a implantação das ciclofaixas, apesar de ser apenas uma parte do Programa Cicloviário de Ubatuba, é também uma das mais significativas. “Em primeiro lugar conseguimos levar segurança para o trânsito das duas ruas mais movimentadas da cidade e em segundo lugar, conseguimos eliminar o caos que reinava nestas duas vias”, enfatizou.
“Temos um altíssimo número de bicicletas em Ubatuba e a maioria da nossa população as utiliza como meio de transporte. Então, não poderíamos agir de outra forma, senão dar condições seguras de trafegabilidade aos nossos ciclistas. As ciclofaixas, nas duas principais ruas do centro da cidade, é um marco deste programa que prevê muitas outras benfeitorias para o trânsito das bicicletas”, concluiu o prefeito. PMU

Voltar ao índice