Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 05, 2006

Exposição na FUNDAC


Panorama geral da exposição criada pelas crianças do abrigo

Crianças do Abrigo/Fundac homenageiam índios com exposição

Dentro de uma sala comum, diversos elementos da natureza compõem um cenário que conta um pouco da cultura indígena. Essa foi a forma que cerca de 25 crianças e adolescentes do Abrigo/Fundac, no Bairro Itaguá, encontraram para homenagear os povos nativos da terra. A exposição, que deveria acontecer apenas durante o dia 27 de abril, ficará no Abrigo até esta sexta-feira, dia 5, devido à beleza e à repercussão que teve na cidade. Depois desse dia, parte dela poderá ser contemplada na Secretaria de Educação.
Com a ajuda do professor de artes, Reginaldo Pereira Muniz, mais conhecido como Régis, os jovens reproduziram uma aldeia em miniatura, utilizando plantas para construir as pequenas ocas em círculo, com uma casa de oração, feita de folhas de coqueiro. Foi criada também uma oca em tamanho natural, feita do caule das folhas de coqueiro. No mais, além do material fotográfico e escrito, foram produzidos cocares de palha e pena, figuras compostas por sementes de cores diversas, conchas, palha, raízes, galhos, material reciclado, frutas, cabaças, enfim, uma infinidade de formas, que encanta os olhos e parece querer trazer a mata para dentro da cidade.
A instalação é resultado de dois meses de pesquisa, debates, leituras e passeios pela natureza ubatubense, culminando com a ida deles à VI Festa Nacional do Índio, que reuniu 16 etnias indígenas em Bertioga no mês passado. A presidente da Fundac, Josiane Brunácio Grunvald, explica que esse trabalho é uma complementação do aprendizado, que ensina aos jovens lições de respeito à diversidade e à natureza, além de promover uma importante inclusão social. “Todos os elementos da natureza aqui expostos são peças que as crianças encontraram caídas no chão. Eles estão aprendendo a utilizar o meio ambiente sem agredir e a respeitar o próximo com suas diferenças. Por outro lado, nós temos a oportunidade de mostrar à sociedade que as crianças do abrigo são produtivas e que um trabalho organizado pode trazer belos resultados”. PMU

Voltar ao índice