Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 05, 2006

Reunião esclarece ação do Ibama

Prefeitura se reúne com comunidade do Ubatumirim para discutir iniciativa do Ibama

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração da Regional Norte está convidando a população que reside no sertão do Ubatumirim para uma reunião no próximo dia 18 de maio, às 18 horas, na escola do bairro. O objetivo da reunião é esclarecer a comunidade que não existe nenhuma ação de demolição ou processo de congelamento naquela região. “Está havendo muitos boatos de que haverá demolições de ocupações irregulares no sertão do Ubatumirim, mas estas informações não procedem”, explica o administrador da regional Norte, José Roberto Júnior.
Segundo ele, o sertão do Ubatumirim está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e nesta localidade será estabelecido o Plano de Uso Tradicional, que inclui o plano de manejo. “Nesta região são todos moradores tradicionais, caiçaras e como está dentro do Parque obedece a uma outra legislação”, diz Júnior. Toda a confusão começou a ser gerada quando da última ação de fiscalização do Ibama na região, no mês passado, que fez vários sobrevôos com registros fotográficos.
A ação do Ibama, segundo notícias publicadas na mídia local e regional, teve o objetivo de detectar ocupações irregulares na praia do Ubatumirim, que está sendo alvo de forte especulação imobiliária. Segundo declarações de Leonardo Teixeira, do Ibama, o sobrevôo identificou cerca de 500 ocupações, a maioria construções e loteamentos clandestinos, muitos implantados na margem do rio. Segundo ele, é uma situação que conflita com o estabelecido pela legislação e que está gerando grande degradação ambiental. “A maior parte da praia é ambiente de restinga, com vários biomas. Quase tudo é área de preservação permanente”. Ainda segundo as notícias publicadas, o Ibama irá agora visitar todos estes pontos e autuar os infratores. “A praia do Ubatumirim tem sido o local onde a Polícia Ambiental mais tem realizado autuações e é também lá que está a maior demanda do Ministério Público neste momento”, afirmou Leonardo.
De acordo com o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, a prefeitura pretende também marcar uma reunião com os proprietários de construções da Praia do Ubatumirim para discutir sobre a iniciativa do Ibama naquela localidade, que irá, além de autuar as construções clandestinas, mapear as áreas de risco e coibir novas ocupações irregulares. PMU

Voltar ao índice