Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 01, 2006

Acidentes com bicicletas preocupam


Com a conscientização dos ciclistas, teremos menos acidentes

Pesquisa revela alto número de acidentes com bicicletas em Ubatuba

De acordo com uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, entre janeiro de 2005 e fevereiro de 2006, foram registrados na cidade 499 casos de acidentes de trânsito causados por bicicleta e atendidos na Santa Casa local. Para o Coordenador do Programa Saúde da Família de Ubatuba, Érico Vasconcelos, este número é bastante elevado e revela a necessidade urgente de que haja disciplina no trânsito, principalmente no que diz respeito aos ciclistas. Outro dado alarmante é que entre o ano de 2003 e 2006, dos 143 casos relacionados aos traumas de ossos de face ocorridos em acidentes de trânsito no município de Ubatuba, 34 ocorreram com bicicletas. “Temos certeza que com a implantação das ciclofaixas no centro da cidade esse número deverá cair significativamente”, afirmou Érico.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a implantação do Programa Cicloviário em Ubatuba é uma necessidade antiga que irá trazer não só mais disciplina ao trânsito para motoristas, ciclistas e pedestres, mas principalmente irá garantir segurança ao grande número de usuários de bicicleta da cidade. “Temos um altíssimo número de bicicletas em Ubatuba e a maioria da nossa população as utiliza como meio de transporte. Então, não poderíamos agir de outra forma, senão dar condições seguras de trafegabilidade aos nossos ciclistas. As ciclofaixas, nas duas principais ruas do centro da cidade, é um marco deste programa que prevê muitas outras benfeitorias para o trânsito das bicicletas”, enfatizou o prefeito.

Pesquisa


A Secretaria de Saúde está realizando também uma pesquisa através dos agentes de saúde comunitários para traçar o perfil do ciclista ubatubense. Foram idealizadas algumas situações no sentido de buscar um diagnóstico da realidade acerca do uso da bicicleta como meio de transporte pela população. Cerca de 2.500 famílias moradoras da região central e oeste estão respondendo a um questionário que visa criar condições adequadas para o tráfego de bicicletas em Ubatuba, oferecendo segurança e dando subsídios para a adequação do Programa Cicloviário de Ubatuba às expectativas da população. O resultado desta pesquisa será divulgado no Seminário “Ciclo Litoral Norte”, que será realizado em comemoração à inauguração oficial das ciclofaixas, na terça-feira, 2, a partir das 8h no auditório da EM Tancredo Neves. PMU
Voltar ao índice