Total de visualizações de página

sábado, maio 06, 2006

I Rali Ubatuba Pura Aventura

I Rali Ubatuba Pura Aventura promete “levantar poeira” na cidade

As estradas de terra, asfalto e praias distantes de Ubatuba serão cenário para o “I Rali Ubatuba Pura Aventura”, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio. O evento está sendo promovido numa parceria entre a empresa "ben Kalechh Off Road" e a Prefeitura e marca o lançamento do projeto “Ubatuba Pura Aventura” da Secretaria de Turismo, que promoverá uma quinzena de esportes radicais durante o mês de julho. Segundo os produtores, serão, no mínimo, 60 e no máximo 96 veículos participantes. A pontuação dessa prova vale como currículo para o Rali dos Sertões e para outras competições de importância em nível nacional. A organização do evento está acontecendo desde dezembro do ano passado e promete movimentar o comércio e o turismo local.
O I Rali Ubatuba Pura Aventura é resultado de uma parceria da Prefeitura com a agência "ben Kalechh" que está operando o “Projeto Litoral Norte Off Road”, cujo objetivo é fomentar e desenvolver ações dos “fora de estrada” na região. O coordenador do evento, Itzac Ben Kalech e Almeida, explica que “off road” significa qualquer ação de aventura que aconteça fora da estrada, utilizando veículos que tenham tração nas quatro ou em duas rodas e isso inclui, além de jipes, carros comuns, motos e até bicicletas. Os eventos podem ser “indoor”, ações feitas em espaços limitados, ou “outdoor”, esportes, gincanas e provas que percorrem trilhas e estradas, preferencialmente dentro da natureza. “O que vale é o espírito off road, ou seja, reunir pessoas que têm em si a aventura fervendo nas veias. Nós estamos realizando esses encontros, visando a união e harmonia entre os quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo".
O ranking da prova valerá pela 3ª etapa da XIII Copa Sudeste (promovida pela Associação de Fora de Estrada - Asfe), que tem suma importância no contexto nacional. Ela vale também como 1ª etapa da IXª Copa Vale Raid (Regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e como 1ª etapa da I Copa Litoral Norte. Para o final do mês de julho, dias 28, 29 e 30, dentro do projeto Ubatuba Pura Aventura, está programado o Master Ubatuba Off Road, que terá uma etapa do Campeonato de Rock Crawling e uma Gincana Rock Crawling Light para veículos 4x4 comuns.

A prova


As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido vencendo as condições naturais dos trechos. Três categorias poderão competir, sendo os “graduados” (somente para pilotos e navegadores federados), que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados
; a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. Serão 70 km de prova, para serem cumpridos entre 4 e 5 horas.
A competição é da modalidade RAID (regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e quem quiser participar deve se inscrever pelo site
www.copalinor.com.br que contém o Regulamento, ou no local da Largada Promocional, dia 19 a partir das 19h, em frente ao Restaurante RAIZES, na Praia do Itaguá - Centro.

Vantagens para a cidade


Itzac explica ainda que Ubatuba foi escolhida por todo o contexto que compõe o cenário turístico. Afirma que Ubatuba se destaca, além da beleza, pela organização do comércio, pela qualidade dos hotéis e restaurantes e pela administração da cidade, que está se dedicando ao desenvolvimento de um turismo de qualidade. “O nosso público é composto por pessoas de classe média/alta e alta. Qualquer veículo off road custa de 60 a 450 mil reais. Os competidores nunca vêm sozinhos e nunca ficam só para a competição. A nossa idéia, então, é movimentar a cidade, trazendo pessoas que saibam prestigiar a cidade, respeitar a natureza e proporcionar retorno positivo à economia de Ubatuba, gerando empregos e divulgando ainda mais a cidade. Estamos tomando todas as precauções para que esse seja o primeiro de muitos off roads ”.
Uma das características interessantes da organização de um evento como esse é o princípio da responsabilidade social. Sempre que possível, a mão de obra contratada será de pessoas da própria cidade. Em Ubatuba, estão sendo convocados estagiários de turismo para ficarem nos Pontos de Controle (PC’s), anotando os veículos e os tempos realizados por cada um. Além disso, a equipe de apoio será formada também por pessoas da 3ª idade e jovens do ensino médio. Oficinas mecânicas da cidade prestarão assistência a veículos que possam vir a quebrar e funcionários da Samesp ficarão responsáveis pela prestação de socorro.
O Secretário de Turismo, Felipe Azevedo afirma que essa é mais uma ação inédita no sentido de fomentar o turismo na cidade.
“É será a primeira vez que um evento desse porte é promovido na cidade. Estamos trazendo para Ubatuba um público selecionado. Com eventos como esse, nós colocamos Ubatuba no caminho da profissionalização do turismo”.
O I Rali Ubatuba, Pura Aventura possui o Certificado de Ecologicamente Correto, emitido pela Fundação Bem Viver. A parte técnica do evento está sendo realizada pela ASFE - Assoc. de Fora de Estrada e auditada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). As Polícias Rodoviária e Ambiental já emitiram ofício autorizando a realização da prova. PMU

Voltar ao índice